top of page

Paulo Roberto Ferreira lança seu 5° Livro "Roubaram Meu Libertango"



#Crônica

Imagem: divulgação.


Nesta quinta-feira (30/03) o jornalista e escritor, Paulo Roberto Ferreira (@paulotirio) irá lançar em Belém o seu quinto livro intitulado "Roubaram Meu Libertango" pela editora Paka-Tatu (@editorapakatatu). É um livro de crônicas. São 31 crônicas, publicadas desde 2014. Primeiro no jornal impresso “O Estado do Tapajós”, em Santarém (depois em sua versão no site Oestadonet); no jornal “Resistência”; no site “Estante Cultural (www.estantecultural.info)” e em sua página no Facebook.



Sobre o processo de criação e pesquisa do livro, o autor conta que Primeiro foi convidado pelo jornalista Miguel Oliveira, do jornal “O Estado do Tapajós”, a escrever semanalmente, fazendo essa com regularidade durante três anos. "Isto é importante porque me obrigava a produzir com regularidade e estar sintonizado com os temas da semana ou com as questões que ocupavam o noticiário nacional ou regional. No 'Estante Cultural' comecei a colaborar pouco antes do período da pandemia", afirma Paulo Roberto.






Segundo Paulo, o objetivo de selecionar algumas crônicas e publicá-las em livro foi para mostrar um pouco da sua vivência como repórter, sua opinião como jornalista, memórias como cidadão e também para falar de acontecimentos, peculiaridades e as formas de vida na Amazônia, ainda tão desconhecida do resto do País e do mundo. "O foco do meu trabalho é mostrar que existe vida pulsante aqui na Amazônia. E que apesar da visão colonialista de quem vive fora da nossa região, que não é só floresta, como afirma a professora e escritora Vânia Torres (“À Sombra da Floresta”). Aqui temos várias formas de resistência, luta e um modo próprio de viver que, infelizmente, muitos teimam em ignorar", ressalta o autor.





"Um livro é sempre uma oportunidade de reflexão para o leitor, mas também uma possibilidade de viajar com o escritor, de sonhar, de se identificar ou de reagir ao conteúdo do texto", finaliza Paulo.


Sobre o Autor: Natural de Belém, jornalista profissional e escritor. Mestre em Ciências da Educação (Universidade de Évora); especialista em Planejamento do Desenvolvimento Regional (NAEA/UFPA). Trabalhou como repórter, redator e editor de jornais e revistas, com passagem pela imprensa alternativa (“Bandeira 3” e “Resistência”). Foi repórter, apresentador e diretor de TV. É autor dos livros “A censura no ParáA mordaça a partir de 1964”; “Encurralados na Ponteo massacre dos garimpeiros de Serra Pelada”; “O apagador de florestas”; “Mosaico Amazônico”; e coautor de “O homem que tentou domar o Amazonas”.



Serviço: O lançamento do livro será no dia 30/03, a partir das 17 horas, na livraria da Editora Paka-Tatu, que fica na rua Bernal do Couto, 785, no Umarizal, próximo do mercado de Santa Luzia, em Belém.



LEIA MAIS


27 de mar. de 2023

Estante Cultural

Anúncio

bottom of page