top of page
ZAK ARAWAK fala sobre amor próprio e autovalorização em seu livro “Fases, Amores e Dores”
O livro fala sobre amor próprio e autovalorização, algo que sempre foi difícil de alcançar e ainda é na vida do artista
#Literatura
Fases, Amores e Dores é um livro em homenagem à sua avó Maria Francisca (Juriti), que fez a passagem em dezembro de 2022. Ela foi uma pessoa muito importante na vida artística do autor, pois sempre o incentivava a escrever.
No livro, ZAK ARAWAK fala muito sobre amor próprio e autovalorização, algo que sempre foi difícil de alcançar e ainda é na vida do artista. Além disso, o artista também fala de amores que se foram por falta de reciprocidade, vivências na periferia onde reside (Tapanã) e, através da poesia, também relata sua infância no Quilombo do Cravo, localizado no município de Concórdia, onde estão suas raízes.
Anúncio
O autor também aborda temas importantes, como o racismo estrutural e a falta de oportunidade que sempre esteve presente no local onde vive. Ao lado do artista visual maranhense WBS Tinta Preta, a identidade visual da obra foi construída com um dos elementos do Hip Hop, o Grafitti, movimento do qual o autor faz parte há 8 anos. Nele, o artista traz citações e referências de grandes nomes do Rap nacional, como BK', Djonga e Febem.
O livro não é nada fácil de entender, pois usa uma linguagem bastante informal, periférica e marginalizada. Mas ele nos convida a entender a visão de um artista que desde criança foi taxado como bandido e que não passaria dos 18 anos, mas, acima de tudo, um ser humano que tem sentimentos e muita coisa para falar através da poesia.
ZAK ARAWAK (@zakmcx), poeta marginal, cria do bairro do Tapanã - periferia de Belém do Pará e arteiro nato desde 2004. Sempre gostou de fazer arte, seja ela como for.
Anúncio
#COLUNAS
Anúncio
bottom of page