XIV Festival Pau & Corda de Carimbó será realizado neste sábado
top of page

26 de ago. de 2022

Roberta Brandão

XIV Festival Pau & Corda de Carimbó será realizado neste sábado



#Apresentação

Imagem: divulgação.


Será realizado neste sábado ( 27/08) o último dia do Festival Pau & Corda de Carimbó. Esta é a décima quarta edição da programação que acontece de forma gratuita, na passagem Álvaro Adolfo, e envolve mais de 20 grupos de carimbó, mais de 30 fazedores de cultura e é destinado às crianças, jovens, adultos e idosos da comunidade da Pedreira. Além de shows, o festival também oferta oficinas como de curimbó e confecção de bonecas de material reciclado, exibição de filmes projetados na rua e palestras. Esse ano o festival volta a ocupar as ruas, após dois anos de transmissão on-line, devido a pandemia.



Esse final de semana irão se apresentar a partir das 14h os grupos Som de Pau Oco (Belém), As manas no Carimbó ( Ananindeua) , carimbó Tarubá ( Itaiteua), Estação Carimbó (Capanema), Raisan (Belém),Grupo de Carimbó Unidos do paraíso de Sta Bárbara / coletivo de Mestres e Sancari.



Além da apresentação musical a programação deste ano contou com a oficina de curimbó ministrada pelo mestre Lucas Bragança, integrante do grupo carimbó Sancari, e também de confecção de bonecas com material reciclado. Também aconteceu cinema na rua em parceria com o evento Cidades em frestas e uma palestra abordando a temática de combate a pedofilia.






O Pau e corda do Carimbó é uma iniciativa popular. É um projeto idealizado pela moradora da Passagem Álvaro Adolfo e produtora Neire Rocha, realizado em conjunto com os moradores da passagem do bairro da Pedreira e o grupo de carimbó Sancari. O evento faz parte do circuito de Carimbó Zimba Pará e foi criado dentro do movimento do Carimbó. A mostra é realizada em Agosto, em homenagem ao dia nacional do folclore e ao dia Municipal do Carimbó, data de nascimento do mestre de carimbó, Verequete.



Esse ano o festival homenageia o mestre Cazuza do município de Santa Bárbara, cantor e fundador do grupo de Carimbó Unidos do Paraíso, que tem mais de 20 anos de existência. O sotaque musical das canções produzidas por esse mestre são definidas como rural e ribeirinhos, sendo pertencentes a região do carimbó da água doce. Cazuza fundou o grupo Unidos do Paraíso ao lado do irmão mestre Ílson que foi brutalmente assassinado no ano de 2021.



O Festival Pau & Corda do carimbó acontece há 14 anos de forma independente e a partir da articulação dos moradores da passagem Álvaro Adolfo. Esse ano o projeto não foi impactado com nenhum tipo de políticas públicas. O que dificulta a realização do evento, como explica Neire Rocha, “é muito difícil fazer cultura popular mas é uma forma de viver também”, resiste a produtora cultural.



Serviço: 14° Festival Pau & Corda do Carimbó
Dia: Sábado (27/08) Horário: 14h
Local: Passagem Álvaro Adolfo (Pedreira)
EVENTO GRATUITO
Informações @pauecordadocarimbo

Texto: Roberta Brandão (Assessoria de Comunicação)

Announcement

bottom of page