top of page

20 de dez. de 2022

Assessoria

Ver-o-Peso é Inspiração e Palco para Espetáculo Teatral


#Teatro

Imagem: divulgação.


Maior mercado popular da Amazônia, o Ver-o-Peso, é inspiração e palco para um espetáculo teatral que aborda o cotidiano de homens e mulheres que vivem e dão vida às madrugadas na Feira. “A Efervescência da Madrugada no Ver-o-Peso” é um dos projetos selecionados no Edital Preamar de Cultura e Arte e será encenado nos dias 19, 20 e 21, às 20:30h, na Pedra do Peixe.



“É um espetáculo que nós construímos a partir de pesquisa no local. Nós começamos a ver, olhar, observar e, sobretudo, conversar, com trabalhadores e trabalhadoras e nós vimos, em diversas madrugadas em que estivemos por lá, o quanto é pulsante, o quanto é brilhante e diverso aquele lugar,” destaca Maridete Daibes, atriz e produtora do espetáculo.






A pesquisa ocorreu durante os meses de agosto e setembro e serviu para conhecer um pouco do trabalho que se desenvolve ao longo do período na Feira. Pois, quem passa pela Feira durante o dia, não imagina que, na madrugada, ela não dorme. Na verdade, o coração do Ver-o-Peso pulsa mais forte, pois é na madrugada que acontece o desembarque e o comércio do açaí e do peixe, dois dos principais produtos que movimentam não só o local, mas toda Belém.



E foi justamente na Feira do Açaí e na Pedra do Peixe que os artistas resolveram focar seu campo de pesquisa para a construção da dramaturgia do espetáculo. “Nosso trabalho ele nasce desse olhar sobre os trabalhadores da madrugada. A vendedora de mingau, o balanceiro, o virador de peixe. Inúmeras personas que fomos descobrindo. Então, nosso projeto está centrado nestes trabalhadores. Quando a gente fala da efervescência esse olhar sobre o trabalhador que passa a madrugada ali numa eterna efervescência, naquele movimento de ir e vir,” explica Fernandu Sarmento (@fernandusarmennto), dramaturgista.



Serviço:
A Efervescência na Madrugada do Ver-o-Peso
Dias 19, 20 e 21 de dezembro, às 20:30
Local: Pedra do Peixe
Informações: (91) 98283-3662 (Instagram @aefervescencianamadrugada).

Texto: Assessoria de Comunicação


  • Preto Ícone Twitter
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page