Jambu Freitas

Ufpa promove seminário sobre poética da dança no contexto amazônico


#Seminário

Imagem: Marivaldo Pascoal / Divulgação.

A dança é uma das práticas que potencializa a expressão do corpo, por meio de suas necessidades e particularidades do movimento. Na região amazônica, a dança carrega uma pluralidade de saberes culturais que são repassados por gerações. Para debater o assunto, a Faculdade de Dança da Universidade Federal do Pará (Fadan/UFPA) vai realizar a 15a edição do Seminário Internacional de Pesquisa em Dança nos dias 16, 17 e 18 de novembro, na Casa das Artes, bairro Nazaré. O evento busca propor um espaço de compartilhamento dos conhecimentos em dança produzidos dentro e fora do ambiente acadêmico, com enfoque nas danças produzidas na Amazônia.



Sob o tema “Danças da/na Amazônia: práticas de ensino e poéticas de (r)existência", o evento será composto de oficinas, apresentação de trabalhos artísticos, mesas temáticas e lançamento de livros, que percorrem questões acerca da experimentação, da criação, encenação e do ensino-aprendizagem. Assim, será possível abordar as práticas dos pesquisadores, docentes e artistas amazônicos que não estão necessariamente incluídos no meio acadêmico ou no circuito hegemônico das escolas de dança e projetos, mas desenvolvem o ensino e a poética no agir e no pensar dos corpos inseridos no contexto amazônico.



“A dança no contexto amazônico é observada nesse tocante da pluralidade, em que não há a tentativa de homogeneizar as danças, mas sim reconhecer e perceber que existem muitas danças, existem muitas práticas dançantes, muitas práticas do corpo na Amazônia e que é de fundamental importância trazê-las também para os ambientes acadêmicos”, informa Luiza Monteiro, que coordena o evento junto de Simei Andrade.






A programação contemplará eventos culturais, mostra artística, mesas temáticas sobre as práticas de ensino e poética como resistência da dança na Amazônia, oficinas sobre a obra “Brinquedo Cantado da Amazônia”, oficina Corpo-Encostado, oficina Corpografias tecnoXamânicas, oficina Corpo Floresta e Pemba, Corpo e Dança.



“Nós estamos na décima quinta edição do seminário, que surgiu com o curso de Licenciatura em Dança e retorna ao modelo presencial nesta edição. É uma expectativa muito grande que tenha um público participante e interessado, com pessoas de diversos lugares para que possamos continuar a construir essa rede de dança em Belém, no Pará e na Amazônia”, conclui Luiza.



Como participar - O evento é aberto para o público geral, com enfoque nos artistas, nos acadêmicos de Dança e Teatro, e para aqueles que têm interesse no tema. As inscrições são gratuitas e estão divididas em três categorias: para ouvintes e para oficinas até dia 09/11. Já para apresentação de trabalhos acadêmicos e artísticos estão encerradas.Os interessados devem fazê-la por meio da página do evento.




Serviço: XV Seminário Internacional de Pesquisa em Dança
Data: 16, 17 e 18 de novembro de 2022
Local: Casa das Artes, localizada no bairro Nazaré
Inscrições via página do evento (Ouvintes e Oficinas).
Informações @ufpa_oficial.


Texto: Jambu Freitas - Ascom UFPA
Fonte: Portal UFPA



  • Preto Ícone Twitter
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon