top of page

22 de dez. de 2025

Sesc Ver-o-Peso apresenta exposição sobre Mestre Nato


    O artista paraense transformou histórias das ruas, dos quintais e dos rios em poesia visual, explorando mitologias, religiosidades e a força do sincretismo brasileiro


Imagem: divulgação.
Imagem: divulgação.

Por Deborah Cabral Belém(Pará),Amazônia.

22/12/2025 - 07h00


A criação de Mestre Nato (Raimundo Nonato da Silva, 1952–2014) nasce onde gesto vira memória e escuta vira caminho. Mesmo após sua partida, seu universo criativo segue pulsando: um território onde tradição e invenção coexistem, onde o Guamá continua sendo força, cura e presença. Esse legado artístico está no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso na exposição “Mestre Nato: rituais de criação, territórios de afeto”, com curadoria de Gabriele Martins.


Autodidata, o artista paraense transformou histórias das ruas, dos quintais e dos rios em poesia visual, explorando mitologias, religiosidades e a força do sincretismo brasileiro. Sua série Sagrado Sincretismo marcou a plenitude de sua linguagem com brilho, cor e devoção. “Cada obra é fragmento de travessia, onde o gesto vira território e o território vira lembrança. Nato transborda fronteiras e inventa um universo onde tradição e invenção coexistem”, afirma a curadora Gabriele Martins.


 Anúncio

ree


PROGRAMAÇÃO - Além da exposição, a programação inclui uma ação formativa com a “Oficina de Amuletos Têxteis”, ministrada por Lua Leão, no dia 10/01/2026, das 14h às 18h. A atividade tem vagas limitadas e inscrições serão realizadas no local. Em fevereiro, haverá também a exibição do mini documentário “Mundinho: Retalhos de um artista do Guamá”, seguida de bate-papo com artistas e amigos convidados em celebração à memória de Mestre Nato, com mediação da curadora Gabriele Martins. Essa sessão acontece no dia 19/02, às 19h, no Cine Sesc Ver-o-Peso. Todas as atividades têm entrada gratuita.


VISITAÇÃO: A exposição poderá ser visitada de 13 a 18/12/2025 e de 06/01 a 22/02/2026, sempre de terça a sábado, das 10h às 20h, com última entrada às 19h30. (Endereço: Boulevard Castilhos França, 522 e 523, Campina, Belém/PA) ENTRADA GRATUITA 
Informações: (91) 98486-1498 e @sesc_pa


Fonte: Sesc no Pará


#Exposição

 Compartilhe 

#COLUNAS

Franciorlis ViannZa - Escritor 

Paulo Ferreira - Escritor e Jornalista

Anúncio

Anúncio

bottom of page