Dominik Giusti

Seguem abertas Inscrições para mostra competitiva Pan-Amazônico de Cinema

#Cinema

Imagem: divulgação.





Com linguagem voltada para potencializar a narrativa de uma obra musical, os videoclipes são campos férteis para criatividade e imaginação. Por essa natureza, o Festival Pan-Amazônico de Cinema - Amazônia FIDOC 2022 (@amazoniadoc) realizará exibição especial do gênero na programação de 2022, em novembro, no formato competitivo. As inscrições para esta mostra estão abertas até 14 de outubro, gratuitamente, via formulário online. O regulamento completo pode ser acessado em www.amazoniadoc.com.br.



Podem se inscrever para a iniciativa artistas solo ou bandas, de qualquer estilo musical, dos estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. É preciso que as obras audiovisuais tenham sido finalizadas a partir de 1º de janeiro de 2020, com definição mínima FULLHD (1920 x 1080 pixels), na horizontal; e indica-se que o videoclipe tenha entre dois e cinco minutos.



Algumas questões técnicas também precisam ser observadas: o arquivo do vídeo deve ser enviado com link para download do arquivo em vídeo, com a senha (caso exista). Não serão aceitas obras físicas para as inscrições e não há limite de inscrições de videoclipes. De acordo com a idealizadora e diretora geral do Festival, Zienhe Castro, uma curadoria formada por artistas e profissionais do mercado audiovisual e musical fará a seleção das obras a serem exibidas na mostra competitiva, a serem divulgadas até 20 de outubro pelo site e redes sociais do AmazôniaFiDOC.





Serão premiados o melhor videoclipe pelo Júri oficial e o melhor videoclipe pelo voto popular, podendo o Júri Oficial atribuir Menções Honrosas também. O voto para o Júri Popular será feito exclusivamente através da plataforma de exibição, seja na AmazoniaFLIX (www.amazoniaflix.com.br) ou no canal do Amazônia [Fi]DOC no Youtube (www.youtube.com/amazoniadoc). As obras selecionadas ficarão em exibição nas plataformas durante o período do Festival, e serão exibidas nos dias 19 e 20 de novembro de 2022, dentro das atividades da Mostra Competitiva Videoclipes Amazônia Legal.




Programação 2022: O Festival AmazôniaFIDOC 2022 será realizado em Belém, de 10 a 20 de novembro, com a mostra competitiva de filmes (ficção e documentários), além de discussões sobre o cinema na região Amazônica. A programação terá duas exibições principais: a “Mostra Competitiva Pan-Amazônica”, com filmes produzidos ou coproduzidos por autores de quaisquer dos nove países da região, e a “Mostra Competitiva Amazônia Legal”, direcionada a filmes produzidos nos estados brasileiros que compõem o território amazônico no Brasil.



Tema
Como um fórum privilegiado de discussão, reflexões e ações para promover e fazer circular a produção cinematográfica dos países da Pan-Amazônia, este ano o evento terá a temática “O Cinema de todas as Amazônias na luta pela floresta em pé”. De acordo com Zienhe Castro, a decisão por discutir sobre a conservação do bioma com a maior floresta tropical do mundo, por meio do audiovisual, foi baseada na urgente necessidade de se proteger este território frente aos graves problemas socioambientais ocasionados nos últimos anos.





Serviço: Festival Pan-Amazônico de Cinema - Amazônia(Fi)Doc
Inscrições gratuitas de filmes para mostras competitivas de videoclipes Amazônia Legal até o dia 14 de outubro via formulário online.
Confira regulamento completo no site www.amazoniadoc.com.br
Informações: ZFilmes - contato@zfilmes.com.br



Texto: Dominik Giusti (Assessoria de Imprensa)

  • Preto Ícone Twitter
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon