top of page

3 de set. de 2026

Sankofa Amazônica celebra o Dia da Amazônia a partir da periferia de Belém


    A programação começou no dia 15 de agosto e terá sua culminância em 5 de setembro, Dia da Amazônia


 Imagem: divulgação.
 Imagem: divulgação.

Por Assessoria Belém(Pará),Amazônia.

03/09/2026 - 07h00


Quando se pensa Amazônia a partir do olhar construído pela grande mídia, logo se remete à imagem de uma floresta despovoada. Mas a região é também ocupada por cidades populosas, com extensa presença de bairros periféricos. É o caso de Belém, com 1,39 milhão de habitantes, sendo 53.985 moradores no bairro do Jurunas, segundo o censo de 2022 do IBGE. E é lá que acontece a terceira edição do Sankofa Amazônica, no Ecoamazônias, espaço que utiliza o cuidado e o bem viver como ferramentas políticas, em meio a um dos bairros mais populosos da capital paraense. A programação começou no dia 15 de agosto e terá sua culminância em 5 de setembro, Dia da Amazônia.


Realizado pelo Instituto Negritar, o Sankofa Amazônica é um ciclo formativo que propõe um mergulho nos saberes ancestrais e nas práticas de cuidado presentes nos territórios periféricos e comunidades tradicionais de Belém. A proposta articula cultura, permacultura, agroecologia e reflexões sobre racismo ambiental, partindo do entendimento de que os territórios produzem conhecimentos, memórias e formas próprias de cuidar, resistir e construir alternativas para o futuro.


Anúncio



“Essas mulheres vieram antes e estão construindo esses caminhos para a gente poder estar aqui hoje. Então, nada mais justo do que homenageá-las”, explica Andrezza Mota, coordenadora do Sankofa Amazônica. A programação priorizou a participação de moradores do Jurunas e de outros territórios periféricos, especialmente mães e pessoas trans. Para pessoas em situação de vulnerabilidade, o projeto também disponibilizou ajuda de custo para possibilitar a participação nas oficinas.




Serviço: Sábado (05/09)  | Dia da Amazônia – Culminância do Sankofa Amazônica
Local: @espacoecoamazonias, Jurunas, Belém
Informações: @negritarproducoes




#Oficina

 Compartilhe 

#COLUNAS

Franciorlis ViannZa - Escritor 

Paulo Ferreira - Escritor e Jornalista

Anúncio

Anúncio

Propaganda vertical Estante 720px X 90px.png
bottom of page