top of page

18 de jan. de 2023

Assessoria

Projeto Cidade Cri.Ativa lança Vídeo Performance resultado das suas oficinas


#Audiovisual

Imagem: divulgação.


Nessa última segunda-feira dia 16 de janeiro, o projeto “Cidade Cri.Ativa – Processos de criação a partir da ocupação e estética belenense” apresentou o resultado da Oficina de Vestimenta e Caracterização, que consiste na produção fotográfica e audiovisual de um Editorial de Moda e Vídeo Performance produzido pelas participantes do projeto. Ambos serão apresentados na página oficial do Cidade Cri.Ativa na rede social do Instagram – @cidadecri.ativa – e no canal da produtora ‘Batuque - Amazônia Documental’, no Youtube.



“Eu vejo Belém como esse lugar cosmopolita e de muitas influências ancestrais. Ao mesmo tempo que eu procuro conectar com essa ancestralidade, mas trazer um elemento atual. Gosto muito de Belém, é um lugar que a gente se encontra, tem muita diversidade e as minhas influências são sempre relacionadas com essa ancestralidade, com essa natureza, com esse feminino... eu acho que é um lugar que provoca. Ninguém chega em Belém e fica passivo, é um lugar que te convida a interagir. E essa proposta de construir uma forma, construir um figurino com elementos que resgatem a nossa identidade, eu acho que isso vem muito do encontro com esse momento que a gente está tendo, de ao mesmo tempo se projetar para o futuro, mas se livrar de algumas cascas que não nos pertencem mais”, comenta Beatriz Carneiro, uma das participantes da Oficina de Vestimenta e Caracterização do projeto e performer no editorial.






A oficina contou com a participação de cinco artistas estudantes ou já experientes na arte do figurino e da maquiagem, que foram selecionadas após um período de inscrição durante o mês de setembro de 2022, para integrarem a equipe de participantes que também foi a produtora do editorial, a partir da interação e troca de ideias proporcionadas durante os encontros que ocorreram de 26 a 30 de setembro, no Casarão do Boneco - @casaraodoboneco. Os encontros foram facilitados pela diretora de arte e maquiadora Rebeca Pimentel e pela atriz e figurinista Nanan Falcão. Elas reuniram suas experiências na caracterização de pessoas e em criação de vestimentas para compartilhar seus conhecimentos com as participantes. Durante a oficina foram realizadas rodas de diálogo e amostras de processos de produção artística para estimular a criação das peças confeccionadas para o editorial.



“O projeto pretende evidenciar a produção local de maquiagem e figurino artísticos voltados a concepção de editoriais de moda, desfiles em passarela, ensaios fotográficos e vídeo performance por meio do ensino-aprendizagem e prática destes ofícios tão fundamentais para as expressões e representações artísticas. Ao mesmo tempo que procura difundir como proposta cultural o aprendizado de seus conceitos e métodos numa perspectiva da arte contemporânea, aplicada à produção visual em contextos socioculturais da Amazônia paraense”, explica Rebeca Pimentel, facilitadora e proponente do projeto.



Serviço: Lançamento do Editorial e Vídeo Performance – Cidade Cri.Ativa
> Onde? – Instagram / @cidadecri.ativa.



  • Preto Ícone Twitter
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page