top of page
Pré-Motins ocupa a Casa Dourada com shows gratuitos, cinema e cultura amazônica
O evento é um momento de aproximação, de reunir pessoas e linguagens diferentes para pensar o presente e o futuro da nossa produção cultural

Por Gil Sóter — Belém(Pará),Amazônia.
27/01/2026 - 07h00
Shows gratuitos da Gang do Eletro, Moraes MV, Mestre Dimmi e do grupo Carimbó Sensacional, além da exibição do filme Boiúna e debates sobre cultura periférica, ancestralidade e narrativas amazônicas, integram a programação do Pré-Motins, evento inédito que acontece no dia 29 de janeiro, na Casa Dourada, no bairro da Cidade Velha, em Belém. Para participar, basta se inscrever gratuitamente pela internet.
Pensado como um encontro de escuta, troca e experimentação, o Pré-Motins antecipa os debates do Motins, encontro pan-amazônico que será realizado em março, e reúne diferentes expressões artísticas da Amazônia contemporânea. A programação se organiza a partir de três eixos: ancestralidade, encantarias e tecnologia amazônida, conectando música, cinema e pensamento crítico.
Anúncio

Para Gerson Dias, diretor e curador do Festival Psica, o Pré-Motins reforça a vocação do projeto de criar espaços de encontro entre artistas, pesquisadores e o público. “O Psica sempre trabalhou a partir dos territórios, das trocas e das conexões que nascem na Amazônia. O Pré-Motins é um momento de aproximação, de reunir pessoas e linguagens diferentes para pensar o presente e o futuro da nossa produção cultural”, afirma.
Jeft Dias, também diretor do evento, lembra que o Movimento Psica atravessou, nos últimos anos, um ciclo de reflexões sobre a conexão pan-amazônica, simbolizada pelo ciclo da dourada, peixe que percorre diferentes territórios do bioma. “Agora é o momento de olhar para onde essas conexões nos levaram e como elas se transformam em criação artística, diálogo e circulação cultural. O Pré-Motins é um momento importante de troca com quem atua no mercado da criatividade e dialoga com redes que vão além do Brasil, fortalecendo conexões e ampliando horizontes”, afirma Jeft Dias, diretor da Psica Produções.
Programação – Pré-Motins
Casa Dourada – Cidade Velha, Belém
15h – Exibição do filme Boiúna + falas
15h30 – Abertura Psica e Negritudes Globo
15h40 – Moraes MV
15h55 – Debate: Amazofuturismo
16h45 – Debate: Narrativas do Brasil a partir do território amazônico
17h30 – Gang do Eletro
18h – Mestre Dimmi e Carimbó Sensacional
Serviço:
Pré-Motins
Data: Quinta-feira (29/01) às 15h
Local: Casa Dourada – Rua Dr. Malcher, 15, Cidade Velha, Belém
Entrada: via inscrições gratuitas online: https://www.instagram.com/festivalpsica/
#Evento
Compartilhe
#COLUNAS
Anúncio
Anúncio

bottom of page
.png)
.avif)







.png)
