top of page

4 de mar. de 2024

Luciana Medeiros

Obras de restauração do Cinema Olympia são iniciadas


 Restauração e modernização tecnológica do espaço está prevista a elaboração de um plano de manutenção, gestão e curadoria cultural, e também um programa educativo com visitas monitoradas.


#Restauro

Acervo Cinema Olympia - Imagem: divulgação.

Conhecido por ser o cinema mais antigo do país em funcionamento, o Olympia passará por um processo de requalificação e, além da restauração e modernização tecnológica do espaço – com medidas de acessibilidade – está prevista a elaboração de um plano de manutenção, gestão e curadoria cultural, e também um programa educativo com visitas monitoradas.


Inaugurado a 24 de abril de 1912, o espaço foi símbolo de luxo e modernidade na Belle Époque, quando era muito forte em Belém a presença e a reprodução da cultura francesa. Ao longo dos anos, passou por reformas em sua fachada, incorporando outros estilos arquitetônicos, e também sofreu inúmeras ameaças de ser fechado e vendido pela família Severiano Ribeiro, então dona do cinema, que alegava não ter mais como manter a sala.


Anúncio



Em 2006, numa dessas ameaças iminentes, foi graças à mobilização da classe artística e da população que, mais uma vez, evitou-se o pior. O espaço passou então a ser locado e administrado pela Prefeitura, mantendo-se a função de cinema, com sessões gratuitas ao público e também como espaço de realização de eventos cinematográficos, como festivais e mostras audiovisuais paraenses.


Mais informações sobre a obra leia AQUI. Ou em @fumbelcultura



Fonte: Agência Belém

Anúncio

bottom of page