Andreza Gomes

Movimento dos Contadores de Histórias da Amazônia recebe premiação nacional


#Premiação

Imagem: divulgação


O Oscar dos Contadores de Histórias, Prêmio Baobá, chega à sua sexta edição este ano e irá premiar o Movimento dos Contadores de História da Amazônia- Mocoham neste sábado, dia 24/09, na cidade de Goiás Velho, em Goiás, terra da escritora Cora Coralina. O Prêmio Baobá tem como objetivo reconhecer a arte narrativa no Brasil. Uma comitiva de 20 pessoas do Movimento dos Contadores de História da Amazônia viajam para Goiás Velho para participar da cerimônia de premiação.



Os integrantes do Mocoham receberam com muita alegria e entusiasmo essa notícia que reafirma o trabalho do Movimento na arte de fazer e contar histórias da Amazônia para todo o mundo. Segundo Sônia Santos, integrante do Mocoham e professora doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará, esse troféu não significa apenas o que o Mocoham tem feito para disseminar práticas da arte narrativa no Brasil, mas também, “um compromisso ainda maior em valorizar a tradição oral, a produção escrita de narrativas e estudos dentro da tríade Oralidade, Leitura e Escrita, e ainda, a importância de formar cada vez mais leitores da palavra e do mundo, por meio de nossas práticas e ações”, pontua.






Ela acrescenta que o “Prêmio Baobá vem reafirmar a responsabilidade em fazer e defender o que acreditamos e persistimos em seguir nesse rio de encantos do imaginário amazônico. O prêmio nos aponta mais responsabilidade ainda em fazer e defender o que acreditamos e persistimos em seguir nesse rio de encantos do imaginário amazônico”, comemora a contadora de histórias.


O MOCOHAM é composto por dezenas de contadores de histórias, individuais e de grupos, totalizando quase 100 membros. Contadores estes de várias regiões do Pará - Marabá, Igarapé-miri, Vigia, Castanhal, região das ilhas, assim como várias regiões do país, agregando artífices da palavra oral e escrita de estados como: Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Acre, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, dentre outros. E, ainda, pessoas de outros países como Espanha, Guatemala e Portugal.


O Mocoham recebeu recentemente o Prêmio de Boas Práticas de leitura de Bibliotecas Comunitárias 2022. E tem um reconhecimento em todo o Pará e no Brasil pelo excelente trabalho de formação leitores e ouvintes críticos que se orgulham em ser da Amazônia. No ano de 2018, o prêmio Baobá, foi concedido a Andréa Cozzi, portanto é a segunda vez que vem para o Mocoham.


Serviço: Movimento dos Contadotes de História da Amazônia recebem Prêmio Baobá 2022
Dia: Sábado, 24 de setembro de 2022 / Onde: Goiás Velho - Goiás
Acompanhe pelas redes sociais do @mocoham2011 e do @premiobaoba.

Texto: Andreza Gomes (Assessoria de Comunicação)
  • Preto Ícone Twitter
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon