Luciana Medeiros

Mestre Vieira, criador da guitarrada ganha homenagens em Barcarena


#Homenagem

Imagem: divulgação.



A celebração é para lembrar a data de nascimento do MESTRE VIEIRA, em 29 de Outubro, data que, desde 2019, foi decretada também como Dia Municipal da Guitarrada em Barcarena. E como o dia caiu na véspera das eleições, a festa será nesta quinta-feira, 3 de novembro, com passeio ciclístico, shows e lançamento de livro sobre a vida e obra de Mestre Vieira. A realização é da Família Vieira em parceria com o Fã Clube Mestre Vieira 100% Barcarenense e artistas da terra.



A programação de homenagem a Mestre Vieira inicia nesta quinta-feira, 3, às 18h30, com um passeio ciclístico, que sairá da casa em que viveu Mestre Vieira, em Barcarena, percorrendo algumas vías, em direção ao Cafezal, de onde retorna ao ponto inicial. A iniciativa da pedalada partiu do Coletivo Pedal Para Todos, que realiza passeios ciclísticos semanais no município. Vários participantes usarão camisas floridas, relembrando estilo do artista se vestir para suas apresentações musicais.






“Mestre Vieira sempre amou andar de bicicleta. Todas as manhãs, ele pegava sua bicicleta e saia para fazer compras na feira e ir outros lugares. Muitas vezes nós queríamos levar ele de carro, mas ele não aceitava. Gostava de pedalar e ir parando e falando com as pessoas, era uma rotina diária de Mestre Vieira”, diz o filho tecladista, Wilson Vieira .



A festa segue, a partir das 19h, na frente da casa Mestre Vieira (R. Santo Antônio), com apresentações musicais, que trazem a participação de vários grupos e músicos de Barcarena, além de convidados. Estão confirmados Os Dinâmicos, Waldo Possa, Di Maravilha, Dinho Santos, Essência Marques, WV10, Filhos do Mestre, Jéssica Costa, Nazareno Muniz, Trilha, Saulo Caraveo e DJ Manoel Pressão.




DINAMICOS: RAIZES DA GUITARRADA - Imagem: Luciana Medeiros / Divulgação.




“A gente sabe que essa união de gêneros musicais sempre esteve junto com Mestre Vieira. Em seus discos e CDs, ele gravou bregas, forró, baião, mas tudo convertido para o gênero Guitarrada. E pra gente é uma alegria imensa realizar todos os anos essa festa, junto com vários outros artistas de seguimentos diversos. Isso mostra o respeito e o carinho que todos tinham com Mestre Vieira, e isso só fortalece a nossa cultura e nossa Guitarrada, legado deixado pelo eterno Mestre Vieira”, diz o filho baterista e produtor musical, Waldecir Vieira.



“É uma grande honra poder continuar esse legado da minha mãe, que foi presidente do Fã Clube de Mestre Vieira, que sempre foi pra gente uma inspiração de música, de alegria e de cultura, porque eles nos representava e continuará sempre nos representando. Nós, como fã clube, temos uma grande honra de continuar essa festa que este ano vai ser comemorada no dia 3 de novembro, porque dia 29 caiu bem na véspera de eleição. Convido a todos para participar dessa festa aqui no município de Barcarena”, diz Martinha Barbosa, filha da prof. Betinha, falecida em 2021, em decorrência da pandemia da Covid-19.




Serviço: Homenagem a Mestre Vieira. Dia 3 de novembro, em Barcarena-Pa. A partir das 9h, passeio ciclístico, com saída da Casa Memorial Mestre Vieira, na R. Santo Antônio, onde ocorrerá, em frente, a partir das 19h, shows, concursos de dança e lançamento do songbook Mestre Vieira. Saiba mais: www.mestrevieira.com.br e pelo Instagram @mestrevieira_guitarrada


Texto: Luciana Medeiros (@holofote_virtual)

  • Preto Ícone Twitter
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon