top of page

22 de dez. de 2022

Fernando Assunção

MC Íra reafirma sua potência como artista preta, periférica e nortista em ‘Meu Vulgo’


#Música

Imagem: divulgação.


A MC Íra lançou, no começo do mês (09/12), o single “Meu Vulgo”, que já chega com videoclipe em formato visualizer. Com letra da própria Íra, “Meu Vulgo” traz reflexões e críticas sobre as dificuldades enfrentadas por mulheres negras e periféricas no meio artístico do rap. O trabalho tem produção executiva da Psica Gang (@psicagang) e distribuição da Psica, através da Gramo Design Estratégico e da Warner Music Brasil (@warnermusicbr).



“É um trabalho onde me reafirmo enquanto artista preta, periférica e nortista, mas também falo das dificuldades que partem disso. Nossa ‘corre’ precisa ser redobrado e, muitas vezes, precisamos procurar outras alternativas para sobreviver e nos manter na música. Em ‘Meu Vulgo’, me afirmo também como mulher que se relaciona com outras mulheres e também falo sobre a ambição de, no final de dia, ter uma geladeira cheia e um lugar confortável para descansar”, conta.



A rapper, que tem como marca o flow inconfundível, explora outras sonoridades em “Meu Vulgo”, com produção musical de Navi Beatz. “O Navi se inspirou no funk mais lento, que está cada dia mais ganhando força no hip hop, através de rappers femininas, como Luanna e a Ajuliacosta. E isso casa perfeitamente com a temática que eu abordo na música, pois a letra pede uma melodia mais cantada, totalmente diferente do flow mais ‘agressivo’ que eu já mostrei antes”, adianta.






Maíra Mendes Rocha Gomes, ou simplesmente Íra, tem 22 anos de idade e iniciou na música em 2019 como produtora de música e poesia para outros rappers. No mesmo ano, realizou o Battle Girl Power, batalha que fomentou a cena do rap feminino em Belém. Em abril de 2020, assume a própria carreira como MC e compositora, com a divulgação de seu primeiro single, “Flow Vira-Lata”.



Já em abril de 2021, Íra finalmente lança o primeiro EP, intitulado “Opala”, com cinco faixas autorais. O trabalho rendeu à MC uma apresentação na 9a edição do Festival Psica. Seu último lançamento, o single e videoclipe “Vinguei”, lançado através da parceria da Psica Gang com a Warner Music Brasil em setembro já soma quase 2 mil visualizações só no Youtube. A rapper trabalha no lançamento de seu segundo EP, intitulado “Dano”, que tem previsão de lançamento para o primeiro trimestre de 2023.



Serviço:
Música “Meu Vulgo”, da rapper Íra Disponível no Canal do Youtube: Íra Oficial. Siga a artista em seu Instagram (@mcira_)





  • Preto Ícone Twitter
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page