top of page
Marcha dos Manguezais Amazônicos mobiliza Belém em defesa das comunidades costeiras, clima e territórios
A concentração será na Escadinha do Cais do Porto e a caminhada será até o Ver-o-Peso

Por Lorena Palheta — Belém(Pará),Amazônia.
24/07/2026 - 07h00
No dia 26 de julho de 2026, acontece, a partir das 7h, em Belém, a 3a Marcha dos Manguezais Amazônicos, uma mobilização que reúne comunidades tradicionais, pescadores e pescadoras artesanais, lideranças comunitárias, organizações da sociedade civil, pesquisadores e apoiadores em defesa dos manguezais amazônicos. A concentração será na Escadinha do Cais do Porto e a caminhada será até o Ver-o-Peso.
Com o tema “Nosso Mangue, Nosso Clima”, a marcha busca ampliar o debate sobre a importância dos manguezais para o equilíbrio climático, a proteção da biodiversidade, a segurança alimentar e a manutenção dos modos de vida das populações costeiras da Amazônia.
Anúncio

O mês de julho é considerado o mês dos manguezais e a data escolhida para a Marcha é emblemática, pois é o dia em que é celebrado o “Dia Mundial de Proteção dos Manguezais”. Para a mangueóloga Bruna Martins, este é um momento de chamar atenção para a proteção das áreas costeiras. “É essencial reconhecer a importância desse ecossistema para a conservação da biodiversidade e para a vida das comunidades tradicionais da costa amazônica, destaca.
A mobilização também chama atenção para a contribuição histórica das comunidades tradicionais, pescadores e pescadoras artesanais que vivem e trabalham nesses territórios, promovendo sua conservação e uso sustentável ao longo das gerações.
Serviço: 3ª MARCHA DOS MANGUEZAIS AMAZÔNICOS
Data: Domingo (26/07) a partir das 7h.
Local da concentração: Escadinha do Cais do Porto com caminhada até o Ver-o-Peso.
Informações: @maretorio.amazonico e @redemaedoamangues
#MARCHA
Compartilhe
#COLUNAS
Anúncio
Anúncio

bottom of page

.avif)



.png)
