top of page

25 de nov. de 2025

Marcha das Mulheres Negras ganha homenagem em mural do Museu de Arte de Rua de São Paulo


   O mural, que integra uma das mais importantes plataformas de arte urbana do país, ressalta a potência de Nilma Bentes como fonte de conhecimento, memória e luta coletiva


Imagem: Wagner Barros Serejo / Divulgação.
Imagem: Wagner Barros Serejo / Divulgação.

Por Na Cuia — Brasil.

25/11/2025 - 07h00


Em celebração aos 10 anos da Marcha das Mulheres Negras, a artista grafiteira paraense Mina Ribeirinha (@mina_tintapreta) assina o mural “Nada Começa Quando Inicia Ou Termina Quando Acaba”, uma homenagem à intelectual, ativista e referência do movimento negro Nilma Bentes. A obra foi selecionada pelo Museu de Arte de Rua (MAR), iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo que transforma espaços públicos em galerias a céu aberto, espalhando murais e painéis pelas cinco regiões da cidade. 


O mural, que integra uma das mais importantes plataformas de arte urbana do país, ressalta a potência de Nilma Bentes como fonte de conhecimento, memória e luta coletiva. A artista Mina Ribeirinha constrói, através da estética amazônida e de sua pesquisa visual sobre mulheres negras, um tributo que dialoga com a trajetória de enfrentamento ao racismo, de defesa dos territórios e de construção de bem viver.


 Anúncio

ree


Ao retratar Nilma Bentes, a artista busca fomentar a presença das artes visuais negras na cidade, ampliando o reconhecimento de lideranças que transformaram o Brasil e democratizando o acesso à memória do movimento para jovens, crianças e toda a população. O mural “Nada Começa Quando Inicia Ou Termina Quando Acaba” se torna, assim, parte de um território simbólico de luta e afeto, conectando Amazônia, São Paulo e todas as mulheres negras que seguem em marcha, construindo caminhos de reparação, justiça e bem viver.



Serviço:   Apresentação do mural: Graffiti “Nada Começa Quando Inicia Ou Termina Quando Acaba”, uma homenagem à intelectual, ativista e referência do movimento negro Nilma Bentes" por Mina Ribeirinha 
Dia: 24/11/2005 
Local: Centro de Educação Unificado (CEU) Inácio Monteiro, localizado no bairro de mesmo nome, que faz parte do distrito de Cidade Tiradentes, na Zona Leste de São Paulo



#Homenagem

 Compartilhe 

#COLUNAS

Franciorlis ViannZa - Escritor 

Paulo Ferreira - Escritor e Jornalista

Anúncio

Anúncio

bottom of page