top of page

12 de jan. de 2023

Josiclei Souza

Marambaia: Programação Cultural comemora o aniversário de Belém


#Comemoração

Imagem: divulgação.


O evento PeriFesta Belém: o canal das artes será realizado nos dias 12, 13 e 14 de janeiro e será comemoração do aniversário de Belém feita na Marambaia, organizada pelo Ecoletivo de artistas e produtores culturais de Marambaia - ECOAMA (@ecoma.marambaia), mostrando uma Belém periférica e profunda, para além do cartão postal. O evento conta com o apoio da FUMBEL e tem como proposta descentralizar as atividades culturais e artísticas na cidade, bem como valorizar aprodução artística e cultural da Marambaia, aproximando-a da comunidade do bairro.



O terrorismo do último domingo em Brasília, que teve como alvo também obras de arte, mostra que a arte é uma importante ferramenta na luta contra o fascismo, e que é também importante na consolidação de uma cultura democrática, devendo, portanto, estar acessível a todos os cidadão e cidadãs, seja no centro ou na periferia.






O evento abrirá no mercado municipal da Marambaia localizado na Avenida Dalva, com uma palestra do professor doutor Clei Souza (@cleisouzapoema) sobre os 100 anos de Modernismo no Pará, mostrando a importância da Periferia de Belém para a sua criação. O evento também contará no seu primeiro dia com uma exposição de lambes naquele mercado, onde também serão lançadas as inscrições oficiais para a primeira Mostra de marchinhas da Marambaia.



No segundo dia, também no mercado da Marambaia, acontecerá o Cine Clube Cinema de Rua, com a exibição de filmes paraenses, além da performance multimídia O fardo, de Ana Fabem (@anacfabem). No terceiro e último dia acontecerá o Arrastão do boi Vagalume da Marambaia, saindo do mercado da Marambaia às 17 horas, em direção ao canal Água Cristal, entre passagem Samaritana e passagem 28 de março, onde haverá a abertura com o Sarau do Recomeço (@sarau_do_recomeco), seguida dos shows de Buscapé Blues band (@buscapeblues), Maramba Roots (@marambarootsoficial), o Coletivo Cidade Tambor (@cidadetambor) e Cuité (@cuitemarambaia) e os vagalumes da Marambaia.

  • Preto Ícone Twitter
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page