top of page
Longa-metragem de 1918 terá trilha sonora ao vivo em estreia especial em Santarém
O filme foi redescoberto em 2023, na Cinemateca de Praga, na República Tcheca, e sua identidade foi confirmada pela Cinemateca Brasileira
#Cine
Em parceria com Cinemateca Brasileira, "Amazonas, o Maior Rio do Mundo" (1918), obra do cineasta Silvino Santos, terá sua estreia em Santarém (PA) na noite de 19 de junho, em comemoração ao Dia do Cinema Nacional, às 19h30 no Auditório Maestro Wilson Fonseca, na @ufopaoficial - Campus Rondon. Essa preciosidade cinematográfica havia sido considerada perdida desde 1930. Mas o filme foi redescoberto em 2023, na Cinemateca de Praga, na República Tcheca, e sua identidade foi confirmada pela Cinemateca Brasileira.
"Como pesquisador do audiovisual em nossa região, foi empolgante testemunhar a redescoberta deste longa-metragem. Mesmo sem imagens evidentes de Santarém, ele representa um dos primeiros registros em vídeo da Amazônia e, sem dúvida, é uma viagem no tempo", ressalta Fábio Barbosa.
Anúncio
"Trata-se de uma produção audiovisual que é parte da história da Amazônia e, em um só tempo, nos permite contar essa história. É uma oportunidade única para a comunidade santarena de presenciar uma produção que nos permite identificar os caminhos percorridos por nossa sociedade”, diz Alan Augusto Ribeiro, Diretor de Comunidade e Cultura da Universidade Federal do Oeste do Pará (@procce.ufopa).
Serviço: Sessão especial "Amazonas, o Maior Rio do Mundo" (1918)
Local: Auditório Maestro Wilson Fonseca, na Ufopa - Campus Rondon (Av. Marechal Rondon, s/n, Caranazal - Santarém/PA)
Dia: Quarta-feira (19/06) às 19h30
Entrada gratuita
Informações: @fabiobarbosafb
Anúncio
#COLUNAS
Anúncio
bottom of page