Aline Paes

Livro 'Habite-se' de Verônica de Araújo Capelo é um convite poético


#Teatro

Imagem: divulgação.


O primeiro livro de Verônica de Araújo Capelo, Habite-se, convida a todos à "poeticamente habitar a terra". Lançado após a pandemia, quando a escritora sentiu esse chamado de urgência em compartilhar sua relação com a poesia e muito do que produziu ao longo de 40 anos.



Verônica nasceu em 1950, em Fortaleza - Ceará, e residiu em vários estados - Rio de Janeiro, Amazonas - até se fixar em Belém, onde mora há 30 anos. Mestre em Filosofia pela Fundação Getúlio Vargas - RJ, é professora aposentada da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Pará. No âmbito acadêmico seus estudos foram dedicados especialmente as áreas de Ética, Filosofia da Educação e Filosofia da Cultura, e a interseção entre cinema-filosofia-literatura.





A autora diz na introdução ao seu livro que "o amor pela literatura e mais especialmente ao gênero poesia vêm da infância, quando sua mãe Cecília lia poemas para ela e seus irmãos. Foi na adolescência que começou a exercitar essa escrita poética. Já na universidade, com os estudos da filosofia passou a questionar "o lugar da poesia no mundo e na sociedade, não somente como gênero literário, mas forma radical de conhecimento não conceitual, capaz de decifrar e compreender o mundo, a nós mesmos e o sentido próprio da existência, da nossa condição humana" (trecho da introdução "meu encontro com a poesia").



Para ela, a escrita poética é um caminho para "sintonizar com o sagrado, o divino, que está para além de nós, nos transcende, nos habita e circunda, reatando-reavivando o vínculo entre Divino-humano, capaz de aplacar o sentimento de orfandade e indigência existencial, que padecemos em tempos de “modernidade líquida” e babelização do pensamento e da linguagem".



Serviço: O livro Habite-se foi lançado em dezembro de 2021 e agora, está participando da 25ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, com apresentação e sessão de autógrafos no Ponto do Autor, dia 04 de setembro, às 16h30. O livro pode ser adquirido durante a feira no Estande dos Escritores Paraenses ou diretamente com a autora @veronicacapelo.poeta.


Texto: Aline Paes (Assessoria de Comunicação)

  • Preto Ícone Twitter
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon