Jobson Marinho

Livro “Nem Te Conto” será relançado na Feira Pan-Amazônica do Livro


#Apresentação

Iaci Gomes - Imagem: Ana Lu Rocha/ Divulgação.


Na noite de 30 de agosto, às 18h30, a jornalista e escritora Iaci Gomes (@iacigomes) estará no Ponto do Autor, dentro da 25a Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, para o relançamento de seu livro de estreia “Nem Te Conto”, nos formatos impresso e ebook. A obra apresenta 14 contos de terror, com elementos de realismo fantástico e cenários paraenses. Antes do relançamento, a autora também participará, às 17h30, de um bate-papo sobre o imaginário sobrenatural no Pará, na companhia do escritor e advogado Fernando Gurjão Sampaio, conhecido nas redes sociais como Tanto Tupiassu. O evento será no Hangar, em Belém.



A jornalista lançou seu livro de estreia em 2021 de forma independente. Como leitora assídua desde a infância, ela participou ano após ano das edições da Feira Pan-Amazônica do Livro em busca das obras de seus autores favoritos. Este ano, pela primeira vez, participará como escritora em dois momentos da programação. “Desde criança, a Feira do Livro de Belém era um evento indispensável no calendário da minha família. Meus pais sempre me levavam, e mantenho essa tradição até hoje. Fazer parte deste evento como convidada me emociona muito, é a realização de um sonho muito bacana. Vai ser lindo!”, declarou Iaci em suas redes sociais ao convidar o público para comparecer à programação.


Terror e realismo fantástico em cenários paraenses: Um convite para refletir sobre os próprios medos e se abrir às possibilidades da imaginação. Esta é a proposta do Nem Te Conto, livro de estreia da jornalista Iaci Gomes. A obra reúne 14 contos de terror e oito ilustrações originais, que misturam elementos de realismo fantástico com cenários familiares do cotidiano dos paraenses, como as margens do Rio Trombetas, o Parque do Utinga e a praia do Chapéu Virado, em Mosqueiro.






Com fortes influências de autores consagrados, como Gabriel García Márquez e Stephen King, a autora relata que a ideia de publicar contos curtos é algo que vem desde a infância. “O conto e a crônica são meus gêneros preferidos, desde pequena comecei a ler por esses gêneros e só depois li romances. Então eu misturei o formato de conto com o terror e elementos fantásticos, de realismo mágico, que é uma coisa que eu sempre tive fascínio desde os tempos da escola”, relembra Iaci Gomes.



Inspirações cotidianas: Iaci Gomes conta que muitas ideias de contos vêm das observações do cotidiano - hábito que desenvolveu graças à experiência como jornalista, especialmente no caderno policial. “A minha formação em jornalismo aparece 100% neste trabalho, afinal, jornalismo é contação de histórias, mas de uma maneira mais objetiva. Tenho vários arquivos no meu computador que eram de observação do cotidiano feita nas pautas. Também faço histórias a partir de sugestão de amigos ou de relacionamentos que tive e transformo essas situações num grande ‘E se?’, com aquele toque de realismo mágico e frio na barriga”, explica a escritora.



Serviço: Relançamento do livro “Nem Te Conto” no Ponto do Autor
Data: 30 de agosto de 2022 / Horário: 18h30 -
Local: Hangar Centro de Convenções. Av. Dr. Freitas

Texto: Jobson Marinho – Assessoria de Imprensa
  • Preto Ícone Twitter
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon