top of page
Livro “Letras que Flutuam” comemora os 100 anos do ofício dos Abridores de Letras na Amazônia
A programação tem bate-papo com a autora e mestres abridores, sessão de autógrafos e a estreia do show “Seu Monteiro e os Rios”. A entrada é gratuita e aberta ao público

Por Gil Sóter — Belém(Pará),Amazônia.
30/10/2025
Há um século, as margens dos rios da Amazônia guardam uma escrita que não cabe em papel. São nomes e ornamentos pintados à mão nos cascos dos barcos — criados por mestres ribeirinhos. Em 2025, ano do centenário desta tradição, o livro Letras que Flutuam, principal publicação sobre o tema, ganha edição especial e comemorativa.
No dia 31 de outubro, às 19h, a CAIXA Cultural Belém (Porto Futuro) recebe o lançamento da obra. A programação tem bate-papo com a autora e mestres abridores, sessão de autógrafos e a estreia do show “Seu Monteiro e os Rios”, um espetáculo inédito, criado especialmente para celebrar o centenário. A entrada é gratuita e aberta ao público.
Anúncio

“O livro não é apenas sobre técnica, é memória viva. Muitos dos mestres que entrevistamos já faleceram, alguns durante a pandemia. Essa obra garante que suas vozes, seus saberes e sua arte não desapareçam”, diz a autora Fernanda Martins (@femartins).
Serviço: Lançamento do livro Letras que Flutuam
Quando: 31 de outubro de 2025 (sexta-feira), 19h
Onde: CAIXA Cultural Belém — Porto Futuro
Entrada: gratuita
Informações: @letrasqflutuam
#Livro
Compartilhe
#COLUNAS
Anúncio
Anúncio
bottom of page
.png)
.avif)








