Aline Paes Teixeira

Joyce Ikeda lança livro o "Poesia Subversiva" sobre libertação feminina


#Literatura
Imagem: divulgação


A liberdade feminina de sentir e se expressar através da sexualidade e das emoções é o ponto chave do primeiro livro de Joyce Ikeda, Poesia Subversiva: em textos e ilustrações. Provocativo e instigante, o livro traz poemas que geram identificação e reflexão, pois muitos pontos abordados fazem parte da vivência das mulheres, sejam elas cis ou trans.



O livro reúne textos produzidos durante alguns anos e reflete muito do processo de encontro da autora com o feminismo. "Minha busca pela teoria feminista iniciou-se em 2016, durante o curso de doutoramento, movida por minhas angústias de ser ou estar deslocada do lugar tradicionalmente reservado, permitido e imposto para nós mulheres... Entre as diferentes tarefas de ser mulher, mãe, esposa, pesquisadora e trabalhadora, aos 32 anos entrei em colapso", relata no prefácio do livro.



Joyce Ikeda é pesquisadora, educadora, poetisa e artista. Joyce é Doutora em Políticas Públicas, Mestre em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia e iniciou em maio deste ano, o Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Direito, da Universidade Federal do Pará (PPGD/UFPA), na área de Direitos Humanos. Apesar de o feminismo e a condição de mulher nunca ter sido "objeto" de suas pesquisas acadêmicas, toda sua trajetória contribui com o olhar que traz através da poesia.







O livro é um grito e um convite à libertação feminina. "Hoje sou consciente de que para habitar um corpo de mulher, de modo saudável, é indispensável conhecer e praticar o feminismo. É somente a partir da consciência das múltiplas opressões que nos cerceiam que podemos nos libertar, nos proteger e enfrentar as situações diárias de constrangimentos sociais a que estamos expostas", afirma.



Os textos de Joyce são fruto também dos ensinamentos de Silvia Federici, Angela Davis, Naomi Wolf, Sueli Carneiro, Eve Ensler, Judith Butler, Verônica Gago, Simone de Beauvoir e Bell Hooks, como cita no livro. Para enriquecer o livro, as ilustrações de Ana Laura Figueiró se somam a alguns poemas. E conta também com apresentação de Gabriela Gerônimo



O livro Poesia Subversiva: em textos e ilustrações, foi publicado pela Editora Dialética, no selo Dialética Literária e está disponível nas versões impressa e digital, à venda no site da editora e nos principais marketplaces. O lançamento oficial ocorrerá neste sábado, 17 de setembro, no espaço Rebuw Club (Rua Bernal do Couto, 571. Umarizal), a partir das 17h, com uma programação de mini feira empreendedora, roda de conversa sobre sexualidade feminina, recital de poesia, sessão de autógrafo e muito mais.


Para acompanhar os poemas de Joyce Ikeda: @fragmentada.arte. E para conhecer mais sobre a autora acesse www.joyceikeda.com


Texto: Aline Paes Teixeira (Assessoria de Comunicação)
  • Preto Ícone Twitter
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon