top of page

4 de jan. de 2024

Gil Sóter

Grafismo indígena, cerâmica a aparelhagem: Cultura marajoara inspira coleção de moda


O projeto paraense valoriza as artes manuais como legado indígena e as cores características da estética marajoara, a coleção traz o vermelho, preto e off-white de forma predominante.


#Marajó

Imagem: Lorena Rodrigues / Divulgação.

Habitado muito antes da chegada dos portugueses, o mítico Marajó foi povoado por indígenas criadores de uma cerâmica complexa e de uma iconografia única, de mais de 3.500 anos. Território efervescente, é atravessado pela cultura pesqueira e por uma cena pop de aparelhagem que tem conquistado a região Norte. Essa potência criativa, que é história e presente da Amazônia, inspira o projeto "Marajó Ancestral", da designer de moda Jacke Carvalho, uma coleção de acessórios e bolsas.


O projeto da designer paraense valoriza as artes manuais como legado indígena e as cores características da estética marajoara, a coleção traz o vermelho, preto e off-white de forma predominante. São acessórios produzidos com cerâmicas, redes de pesca, conchas e elementos naturais, usados na confecção de colares, braceletes e brincos.


Anúncio



“A coleção é uma homenagem à cultura marajoara e seus elementos visuais, estéticos e simbólicos, valorizando os saberes tradicionais. E a sustentabilidade perpassa todo o projeto, uma vez que a valorização da cultura e da natureza exuberante do Marajó está diretamente relacionada à preservação do meio ambiente, da cultura e do uso consciente dos recursos naturais”, diz Jacke.



SERVIÇO: Marajó Ancestral de @soujackecarvalho
Local: Galeria Vicente Salles (Memorial dos Povos) - Av. Gov. José Malcher, 257 - Nazaré, Belém
Dia: Sexta-feira (05/01) às 19h
Entrada gratuita de acordo a lotação do espaço

Anúncio

bottom of page