top of page

10 de dez. de 2025

Governo federal premia Irmandade de Carimbó de São Benedito, de Santarém Novo, pela preservação da cultura paraense


    Uma das manifestações culturais mais antigas do Pará, a Irmandade tem sido um símbolo de resistência para a população negra e indígena da região


Imagem: divulgação.
Imagem: divulgação.

Por Fernando Assunção — Brasil.

10/12/2025 - 07h00


A Irmandade de Carimbó de São Benedito, de Santarém Novo, nordeste do Pará, foi anunciada como vencedora do 38º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A iniciativa, inscrita na categoria “Cooperativas, associações ou grupos e coletivos não formalizados (Categoria 2)”, se destacou pela força comunitária e pelo papel central na preservação do carimbó e das tradições afro-indígenas no Pará.


A Irmandade de Carimbó de São Benedito é a principal mantenedora da Festividade de Carimbó de São Benedito, uma das manifestações culturais mais antigas do Pará. Surgida no século XIX, a Irmandade tem sido um símbolo de resistência para a população negra e indígena da região.


 Anúncio

ree


A Festividade tem na devoção a São Benedito seu ponto central e incorpora influências africanas e indígenas, transformando o carimbó em uma linguagem única de expressões culturais e religiosas. Realizada anualmente no final de dezembro, a celebração reúne apresentações de carimbó, cortejos, ladainhas, gastronomia típica, oficinas de produção de instrumentos, além de exibições audiovisuais e apresentações de canto e dança.


“Esse reconhecimento do Iphan valoriza e dá visibilidade à nossa cultura, que existe há mais de 200 anos, que é a Irmandade de São Benedito. E ser a primeira mulher a fazer parte de um grupo que antes era só de homens, é um privilégio e fruto de muita resistência. Eu tenho orgulho de fazer parte não só do grupo, mas da diretoria da Irmandade. É gratificante poder sentir e vivenciar todos os momentos da festa. O que move a nossa cultura é a fé de cada promesseiro”, comemora Ariana Ferraz, da Irmandade de Carimbó de São Benedito.


Serviço:  Siga o Instagram @irmandadedecarimbodesbenedito



#Premiação

 Compartilhe 

#COLUNAS

Franciorlis ViannZa - Escritor 

Paulo Ferreira - Escritor e Jornalista

Anúncio

Anúncio

bottom of page