top of page

15 de set. de 2025

Galeria Ruy Meira apresenta exposição “Arqueologia dos Afetos”, da artistas Karina Martins


     A artista utiliza a metáfora da escavação para tratar o passado como algo a ser desenterrado com cuidado


Imagem: divulgação.
Imagem: divulgação.

Por Maurício Carvalho — Belém(Pará), Amazônia.

15/09/2025



A Fundação Cultural do Pará (FCP) inaugurou na semana passada, a exposição “Arqueologia dos Afetos”, da artista visual Karina Martins, vencedora do Prêmio Branco de Melo 2025. A mostra está sendo realizada na Galeria Ruy Meira, localizada na Casa das Artes, em Belém. A visitação é gratuita e ficará aberta ao público até o dia 31 de outubro.


“Arqueologia dos Afetos” é uma exposição individual que propõe uma reflexão sensível sobre o papel dos arquivos familiares na construção da identidade e da memória. A partir de materiais e lembranças pessoais — como fotografias, objetos religiosos, itens da infância e registros do cotidiano — Karina Martins transforma o íntimo em obra, revelando memórias afetivas que atravessam gerações.


Anúncio

ree


“Inspirada pelo pensamento do filósofo Walter Benjamin, a artista utiliza a metáfora da escavação para tratar o passado como algo a ser desenterrado com cuidado. Ela cita: “Quem pretende se aproximar do próprio passado soterrado deve agir como um homem que escava.”



SERVIÇO: Exposição "Arqueologia dos Afetos" de @_karina_martins.
Visitação: Até dia 31 de outubro
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Entrada gratuita.
Local: @galeriaruymeira (Casa Das Artes (R. Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236 - Nazaré, Belém)


Fonte: Fundação Cultural do Pará



#Exposição

 Compartilhe 

#COLUNAS

Franciorlis ViannZa - Escritor 

Paulo Ferreira - Escritor e Jornalista

Anúncio

Anúncio

bottom of page