Priscila Duque

Festival Pyracema de Cultura Popular da Ilha de Cotijuba acontece neste final de semana


#Festival




Imagem: Karla Nogueira / Divulgação.




Neste final de semana, a partir desta sexta, nos dias 4, 5 e 6 de novembro, início da invernada amazônica, a comunidade da Pedra Branca e Seringal, na Ilha de Cotijuba, realizarão a segunda edição do Festival Pyracema. A programação é uma experiência comunitária participativa, com múltiplas linguagens artísticas, gratuita e livre para todas as idades.



Um Festival de Cultura Multilinguagem na, e da, Ilha de Cotijuba para valorizar a Cultura Popular desse território insular, fomentando o trabalho de fazedoras e fazedores de cultura que integram o cenário artístico contemporâneo de Belém. Instigando uma rede de agentes criadores de Cotijuba, de ilhas e localidades próximas. Estimulando a economia, criando ferramentas comunitárias de preservação socioambiental, contribuindo com a educação não-formal de crianças e adolescentes.



“Somos um bando de artistas! Um cardume que a cada ano cresce com suas diferenças, experiências, opiniões! Somos um bando de artistas com amor ao tambor. No próximo final de semana vamos nos multiplicar! Pra quem ainda não conhece a Pedra Branca e o Seringal, mas quer vir para a Pyracema, nossa comunidade oferece camping, redário, quartos e chalés” afirma Raphíssima, uma das produtoras do evento. Todas as informações sobre hospedagem podem ser conferidas nas redes sociais do festival.






Convidando todos a subir o rio para chegar até o norte da Ilha de Cotijuba e se aquilombar nesta programação, o Festival Pyracema é uma realização do Coletivo de Artistas Independentes da Pedra Branca e do Seringal, co-realizado pela Fundação Cultural do Pará, via Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura, e pela Associação Namazônia, via projeto Fazendo a Arte Acontecer.



“É com grande satisfação que as Cantigas de Encantaria desembarcarão na Ilha de Cotijuba para confraternizar a musicalidade da Cultura Popular da nossa região tocando e vivenciando o dia a dia com grandes Mestras e Mestres. Essa é uma bela oportunidade de aprender diretamente com as pessoas que zelam pela nossa cultura num pedacinho de Cotijuba que vem se destacando como comunidade artística de diversas linguagens” disse Maiara Almeida, artista que se apresenta nesta sexta, dia 04.





Serviço: Festival Pyracema
Dias: 4, 5 e 6 de novembro
Local: As atividades acontecerão distribuídas entre os espaços Mirante da Pedra Branca, Barbacurio, Pousada Grão e no Solar do Bosque.

Informações: Programação pelas redes sociais Instagram @festivalpyracema e Facebook @festivalpyracemaoficial



Texto: Priscila Duque (Assessoria de Imprensa)

  • Preto Ícone Twitter
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon