top of page
Festival Psica vence o Prêmio Sim à Igualdade Racial 2025 como referência de trajetória empreendedora
Promovido pelo Instituto Identidades do Brasil o prêmio celebra projetos, pessoas e instituições que contribuem para a construção de um país mais justo e igualitário racialmente

Por Gil Sóter — Belém(Pará), Amazônia.
12/05/2025
O Psica, o maior festival multicultural do Norte do Brasil, acaba de ser anunciado como vencedor do Prêmio Sim à Igualdade Racial 2025, na categoria Trajetória Empreendedora, ligada ao pilar de Empregabilidade. Promovido pelo Instituto Identidades do Brasil (@ID_BR) o prêmio celebra projetos, pessoas e instituições que contribuem para a construção de um país mais justo e igualitário racialmente.
A conquista do Psica reconhece a potência transformadora do festival criado por Gerson Junior e Jeft Dias, dois irmãos nascidos na região metropolitana de Belém, que há mais de uma década apostam na força da Amazônia como centro de criação e difusão cultural.
Anúncio

"É muito simbólico pra gente ganhar esse prêmio. O Psica nasceu do desejo de fortalecer a autoestima da juventude periférica da Amazônia e mostrar que o Norte não é margem, é centro. Estar ao lado de outras iniciativas que lutam diariamente por igualdade racial no Brasil é uma honra e um combustível pra continuar", afirma Gerson Junior, diretor e cofundador do festival.
O reconhecimento fortalece ainda mais a missão do Psica de ser um vetor de orgulho, pertencimento e inovação cultural a partir da Amazônia. "Esse reconhecimento também é um sinal de que o Brasil está cada vez mais entendendo o valor da cultura produzida no Norte. O Psica começou como uma vaquinha entre amigos, e hoje tem um impacto direto em milhares de pessoas. A cultura transforma vidas.", diz Jeft Dias, também diretor e cofundador.
Serviço: Festival Psica 2025, dias 12, 13 e 14 de dezembro, na Cidade Velha e do Mangueirão, em Belém. Ingressos AQUI. Informações em @festivalpsica
#Premiação
#COLUNAS
Anúncio
Anúncio
bottom of page