top of page

23 de dez. de 2022

Estante Cultural

Festival Psica se consagra como um dos maiores eventos musicais da atualidade


#Festival

Imagem: Lili Moreira / Divulgação.


Nesse último final de semana (16, 17 e 18 de Dezembro) tivemos a 10° Edição do Festival Psica, um dos maiores eventos musicais do país na atualidade. Vários artistas do Pará e do país marcaram presença trazendo diversas linguagens e diversidade para o público na capital paraense.



Entre os artistas que se destacaram não podemos deixar de falar da cantora Liniker que se apresentou na primeira noite do evento. Trouxe toda sua energia e o público correspondeu a altura. Foi sem dúvida uma das melhores apresentações do festival em todas as suas edições. Outro artista aguardo foi Baco do Exu Blues com todo seu gingado e letras marcantes fizeram o público ir a delírio.



Na última noite teve a aguardada apresentação de Daniela Mercury que dispensa apresentações. Cantando seus maiores sucessos a artista tirou as pessoas do chão e deixou sua marca no festival. Mas o evento também teve artistas locais como o Arraial do Pavulagem, com sua já tradicional alegria e ritmos regionais agitaram o público fazendo um arrastão de música e cultura. O Estante Cultural teve a oportunidade de conversar com Junior Soares que contou um pouco sobre a sua participação no evento.





Para Junior Soares, um dos fundadores e compositor do Arraial do Pavulagem, foi um prazer participar do Psica."O festival pratica a inclusão, recebe todo mundo muito bem e vejo que as pessoas aqui estão dispostas a dançar, cantar, se divertir. E a nossa expectativa foi atendida, encontramos uma galera bem animada e bem disposta para com essa interação cultural".



A programação do Festival Psica tem como objetivo valorizar a cultura amazônica e periférica de todo o país, dialogar sobre decolonialidade, a partir das cidades do interior e de suas manifestações culturais de resistência secular, e promover acesso à cultura. “São artistas que refletem as bandeiras que o Festival Psica levanta ao longo desses 10 anos como um movimento cultural de música periférica, preta e nortista”, explica Gerson Júnior, diretor e criador do Psica.



Confira os artistas que marcaram presença no Festival deste ano: Daniela Mercury - Baco Exu do Blues - Liniker - Gaby Amarantos - Lia de Itamaracá - Mega Principe New Tech - Super Pop Live - Surreal Crocodilo - Viviane Batidão - Luedji Luna - Flora Matos - BK - Nic Dias - Urias - Madame Saatan - Arraial do Pavulagem & Batalhão das Estrelas - Rock da Meury - Mc Naninha - Molho Negro - Tony Brasil + Maderito & Banda Bundas - Badsista - Victor Xamã - Arthur da Silva - Baile do Mestre Cupijó - Sereia do Mar - Quebrada Queer - Reggaetown Convida Bruno BO, Negro Edi & Bruna BG - Layse & Os Sinceros - DJ Eric Terena - Tambores do Pacoval - Kratos + Íra - Filhos de Maiandeua - Sisa - Daniel ADR - Rawi - Desalmado - Cerebro de Galinha - Melissandra - Rejeitados Pelo Diabo - Dj Jon Jon.



Sobre o Festival Psica: O Psica, muito além de um festival multicultural, é um movimento artístico preto e periférico nascido na Amazônia que vem alcançando influência em todo o Brasil. A Psica Produções também é responsável por um selo, a Psica Gang, que reúne 17 artistas da música e das artes visuais e que este ano assinou contrato de distribuição musical com a Warner Music Brasil.


  • Preto Ícone Twitter
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page