Dominik Giusti

Festival Pan-Amazônico de Cinema recebe inscrições para mostras competitivas


#Festival

Amazônia DOC - Entrada Cinema Olympia / Imagem: divulgação.


O Festival Pan-Amazônico de Cinema - AMAZÔNIA FiDOC (@amazoniadoc) está com inscrições abertas para filmes - documentários ou ficção - que serão selecionados para compor as mostras competitivas da 8ª edição, a ser realizada em novembro em Belém. Os realizadores, brasileiros e estrangeiros, devem acessar a Plataforma FilmFreeway e seguir as instruções de cadastro e upload de arquivos. A data limite para inscrever obras é 10/09/2022 e o regulamento completo pode ser acessado no site www.amazoniadoc.com.br. Em 2022, a grande novidade é o retorno das produções ficcionais à grade de filmes e também das ações presenciais, com novas experiências.



Podem ser inscritas obras finalizadas a partir de 1º de janeiro de 2020 e que tenham cópia de exibição em formato de acordo com as especificações técnicas previstas no regulamento, de autoria de realizadores de todos os países da Pan-Amazônia - Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.





Não serão aceitos filmes já exibidos ou em exibição no circuito comercial, bem como filmes disponíveis em links abertos (YouTube, Vimeo ou equivalentes). Outro impedimento diz respeito às produções realizadas fora do estado do Pará, que deverão ser inéditas em mostras competitivas no Pará. As obras selecionadas serão divulgadas no site do Festival até o dia 20/10/2022, podendo esse prazo ser prorrogado. A seleção da obra também será notificada ao realizador através da Plataforma FIlmFreeway. E em momento posterior, serão informadas as datas e locais de exibição presencial em Belém.



De acordo com Zienhe Castro, fundadora e diretora geral do Amazônia(Fi)Doc, a expectativa para esta edição é a democratização do acesso aos bens e equipamentos culturais, sobretudo após a pandemia da Covid-19. “A sala de cinema é um desses bens que foi totalmente afetado pela pandemia. O retorno ao modo presencial favorece a exibição das obras audiovisuais nas salas de cinema, fortalece as conexões entre as pessoas e promove encontros”, comenta.



A programação terá duas exibições principais: a “Mostra Competitiva Pan-Amazônica”, com filmes produzidos ou coproduzidos por autores de quaisquer dos nove países da região, e a “Mostra Competitiva Amazônia Legal”, direcionada a filmes produzidos nos estados brasileiros que compõem o território amazônico no Brasil.



Serviço
Festival Pan-Amazônico de Cinema - Amazônia(Fi)Doc
Inscrições gratuitas de filmes para mostras competitivas até o dia 10 de setembro via plataforma FilmFreeway. Acesse: https://filmfreeway.com/AmazoniaFiDoc
Confira regulamento completo no site www.amazoniadoc.com.br. Informações: ZFilmes: contato@zfilmes.com.br .

Texto: Dominik Giusti (Assessoria de Comunicação)

  • Preto Ícone Twitter
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon