top of page
Exposição “Desde que o mundo é mundo” marca primeira individual da artista Débora Flor em Belém
A instalação convida o público a mergulhar em rituais e práticas tradicionais de cuidado, a partir da experiência íntima e transformadora da artista com o parto e a maternidade

Por Tuya — Belém(Pará), Amazônia.
01/06/2025
A fotógrafa, arte-educadora e doula paraense Débora Flor realiza sua primeira exposição individual em Belém com a mostra “Desde que o mundo é mundo”, na Kamara Kó Galeria, com curadoria de Camila Fialho. Fruto de uma pesquisa afetiva e vivencial, a mostra reúne fotografias, objetos, arte têxtil e sonora, além de obras de artistas convidados. A instalação convida o público a mergulhar em rituais e práticas tradicionais de cuidado, a partir da experiência íntima e transformadora da artista com o parto e a maternidade.
“Ano passado tive a experiência de dar à luz. Aqui, lembro-me da intensidade das ondas a atravessar durante o trabalho de parto, a potência do meu corpo fragmentado e animal, as águas mornas e o círculo de fogo, a passagem da morte à vida”, comenta a artista. Através dessa experiência transformadora e também a da maternidade, ela passou a se interessar muito pelas práticas tradicionais em torno da arte de nascer no mundo.
Anúncio

Débora percorreu diferentes lugares – como Marajó, Tapajós, Chapada Diamantina e Florianópolis – para conhecer parteiras tradicionais, doulas e sabedorias populares ligadas à perinatalidade, plantas medicinais, cura e ancestralidade. O resultado é um corpo de obras que costura fotografia artesanal, bordado, plantas, objetos e vozes, em uma narrativa orgânica e sensível sobre os modos de nascer e de cuidar.
Serviço: Exposição “Desde que o mundo é mundo", de @deboraflooor
Visitação: Até 21 de junho de 2025
Horários: Quarta a sexta, das 14h às 18h | Sábado, das 10h às 13h
Local: @kamarakogaleria - Tv. Frutuoso Guimarães, 611 - Campina Belém (PA)
Entrada gratuita
#Exposição
#COLUNAS
Anúncio
Anúncio
bottom of page