top of page

21 de nov. de 2023

  • Preto Ícone Twitter
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Natashia Santana

Encerramento da Instalação "Altar Urbana" em Santarém leva experiência artística transformadora


Ao longo de 15 dias, cerca de 600 pessoas, incluindo 80 alunos de duas escolas municipais, foram envolvidas pela proposta de experiência envolvente que combinava elementos místicos amazônicos e a interconexão entre humanos e natureza.


#Exposição

Imagem: Divulgação.

No encerramento da instalação "Altar Urbana: Da Floresta à Cidade, onde as encantadas se encontram", o artista plástico Anderson Pereira ( @anderson.pereira.21) celebra o sucesso da exposição inédita realizada no Centro Cultural João Fona, em Santarém, no oeste paraense. Ao longo de 15 dias, cerca de 600 pessoas, incluindo 80 alunos de duas escolas municipais, foram envolvidas pela proposta de experiência envolvente que combinava elementos místicos amazônicos e a interconexão entre humanos e natureza.


Anderson destacou a importância de sua obra inspirada na ancestralidade, encantados da Amazônia e entidades caboclas como Mariana, Jarina e Herondina. A instalação, que abordou a fragilidade dos ecossistemas amazônicos diante das mudanças climáticas, proporcionou uma experiência única, promovendo experimentações compartilhadas e estimulando a articulação de ideias.


Anúncio



“Isso fez com que a gente aumentasse o nosso diálogo a partir das nossas sabedorias, gerando também uma reflexão no público de como a gente pode utilizar a arte para pensar a nossa própria questão de como ser humano, nesse caso a nossa relação com a natureza”, disse Anderson.


A acessibilidade foi uma prioridade, e depoimentos como o de Sabrina Kelly Santos, estudante de direito com deficiência visual, ressaltam o cuidado ao tornar a instalação inclusiva.


“Eu nunca tinha participado de uma exposição artística como essa. Eu consegui imaginar cada detalhe. Foi uma experiência inesquecível”, disse Sabrina.


Imagem: divulgação.


A instalação não apenas cativou o público, mas também despertou interesse em escolas públicas da cidade, tornando-se uma referência para abordar temas culturais e ambientais.


Para Anderson, o encerramento da instalação não representa um fim, mas sim o início de novas possibilidades. Convites para levar a exposição a outros espaços estão sendo considerados, e a instalação já se tornou uma referência de estudo para visitas guiadas de escolas. O produtor executivo, Maycon, destaca o projeto como um grande sucesso, ultrapassando expectativas e gerando uma série audiovisual reflexiva sobre ancestralidade, encantados, Amazônia e futuro.


Imagem: divulgação.

Vejo o projeto como um grande sucesso, desde a sua prorrogação até o número de visitantes na exposição. O destaque também é para o trabalho de uma equipe que abraçou o Altar Urbana, e dedicou empenho e carinho durante toda a execução desse projeto”, enfatizou.


O "Altar Urbana" transcendeu as paredes do Centro Cultural João Fona, alcançando resultados além do esperado e contribuindo para uma experiência artística transformadora em Santarém.


Anúncio




Serviço: Projeto premiado por meio do "Edital Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura - 2023, da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP). Conta com o apoio do Centro Cultural João Fona, da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Santarém. Saiba mais sobre Anderson Pereira no Instagram @anderson.pereira.21



Anúncio

Anúncio

#COLUNAS

Franciorlis ViannZa - Escritor 

Paulo Ferreira - Escritor e Jornalista

bottom of page