top of page

19 de abr. de 2024

  • Preto Ícone Twitter
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Fernando Assunção

Empreendedorismo criativo indígena se destaca na Semana dos Povos Indígenas, em Belém


 Mostra reúne cerca de 100 expositores e acontecem nos dias 19 e 20/04 no Hangar em Belém


#Empreendedorismo

Imagem: Marcos Barbosa / Divulgação.

A Semana dos Povos Indígenas é um marco cultural e um festival de visibilidade para as tradições e inovações dos povos originários do Pará. Entre os destaques deste ano, estão a “Mostra Cultural: Soberania Alimentar e Sabores dos Territórios Indígenas do Pará” e a “Feira de Artes dos Povos”, que reúnem cerca de 100 expositores e acontecem nos dias 19 e 20/04 no Hangar em Belém.



"Esta feira é de grande importância para nós, pois é uma oportunidade de apresentar e comercializar nossas produções. Vamos mostrar o nosso trabalho. Nossa região, no município de Oriximiná, é cortada por três rios e abriga diversas tribos, cada uma com sua própria língua. Entre elas estão os Wai Wai, os Caxuiana e os Mauaiana, e é o trabalho destas comunidades que estaremos expondo", diz Malamassa Wai Wai Malamé. Ele é Katukina e herdou o ofício do artesanato do pai, também indígena e artesão.


Anúncio



“O Pará foi fundado em cima de terras indígenas e todos os elementos e palavras que compõem a culinária do Pará vieram da culinária indígena. É justo que, 524 anos depois, isso seja reconhecido. Fundamentais na nossa formação cultural, elementos como tacacá, maniçoba e tucupi originam-se das tradições indígenas. Celebrar esta herança e a recente criação da Secretaria dos Povos Indígenas destaca a contribuição indígena à economia e cultura locais, incentivando a valorização e o respeito por estas práticas”, explica Concita Sompré, presidente da Federação dos Povos Indígenas do Pará (FEPIPA)



Serviço:
Mostra Cultural “Soberania Alimentar e Sabores dos Territórios Indígenas do Pará” e “Feira de Artes dos Povos”
Data: 19 e 20/04 / Das 9h a 18h
Local: Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia
Entrada gratuita
Informações: @sepi.pa


Anúncio

#COLUNAS

WhatsApp Image 2024-02-14 at 21.21.23.jpeg

Franciorlis ViannZa - Escritor 

Paulo Ferreira - Escritor e Jornalista

bottom of page