top of page

24 de mar. de 2025

De Propósito

Empreendedores do Pará recebem investimentos para expandir seus negócios sustentáveis


    As inscrições para os treinamentos presenciais vão até 18 de maio, enquanto as dos cursos online seguem até 31 de maio


Imagem: divulgação.
Imagem: divulgação.
O Pará registrou um aumento de 68% na abertura de novas empresas em janeiro de 2025, impulsionado pela expectativa da COP30, que será realizada em novembro, em Belém. Segundo a Junta Comercial do Estado do Pará (@jucepaoficial), foram 11.743 novos negócios no período, contra 6.991 em janeiro de 2023. Atualmente, o estado conta com mais de 650 mil empresas ativas, das quais 331.190 são microempreendedores individuais (MEIs). Belém lidera a abertura de negócios, com 2.975 novos registros, seguida por Ananindeua (1.188), Santarém (674) e Parauapebas (653).


Nesse contexto empreendedor e conectado às necessidades de futuro - como a inovação e sustentabilidade, o Projeto Negócio Raiz, tem impulsionado negócios de impacto socioambiental no Norte e Nordeste. Em março, após participarem de um ciclo de aceleração com capacitação online, presencial e mentoria, cinco jovens — sendo quatro do Pará e uma da Bahia — foram selecionados como destaques do projeto. Em reconhecimento, o grupo participou de uma imersão presencial em São Paulo e cada um recebeu um investimento de R$ 3 mil, para que impulsionem seus pequenos negócios de forma estruturada. O projeto é iniciativa da Aliança Empreendedora (@AliancaEmpreendedora), com apoio da Youth Business International (@youthbizint) e financiamento da Standard Chartered Foundation, por meio do Programa Futuremakers do Standard Chartered.

Anúncio

ree


Novo ciclo com inscrições abertas: O Negócio Raiz está com inscrições abertas para o segundo ciclo, que iniciará em maio de 2025, com a meta de capacitar 1.000 jovens microempreendedores nos estados da região Norte e Nordeste. Serão 240 vagas para treinamentos presenciais em Belém (PA) e Salvador (BA), e 760 vagas para formações online via WhatsApp. As inscrições para os treinamentos presenciais vão até 18 de maio, enquanto as dos cursos online seguem até 31 de maio. Ao final do ciclo, 140 empreendedores serão selecionados para uma fase de aceleração e, em novembro, oito receberão investimento financeiro.

Podem participar microempreendedores de 18 a 35 anos com negócios em operação, preferencialmente na área de sociobioeconomia. As inscrições para os cursos online estão abertas para residentes dos estados do Norte e Nordeste, enquanto os presenciais são voltados para quem reside ou tem fácil acesso a Belém ou Salvador. Exemplos de negócios incluem a produção de alimentos regionais, artesanato com materiais naturais, cosméticos e biojoias com ingredientes da floresta, e moda sustentável. Para se inscrever, basta acessar o site oficial do projeto: www.negocioraiz.org.br.



#Empreendedorismo

 Compartilhe 

#COLUNAS

Franciorlis ViannZa - Escritor 

Paulo Ferreira - Escritor e Jornalista

Anúncio

Anúncio

bottom of page