Documentários mostram desafios de cientistas na Amazônia
top of page

3 de jan. de 2023

Assessoria

Documentários mostram desafios de cientistas na Amazônia



#Documentário


Cientista Philip Martin Fearnside - Imagem: Cesar Nogueira / Divulgação.


Manaus (AM) - A série de documentários “Ciência na Amazônia”, produzida pela agência Amazônia Real, mostra as trajetórias de cinco pesquisadores que enfrentaram o negacionismo, os ataques e a falta de recursos durante os quatro anos de governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Nas entrevistas, eles falam sobre o futuro da ciência na Amazônia e sobre os próprios legados. O primeiro episódio, “O homem da natureza”, já está disponível no canal do Youtube da agência e revela detalhes da vida e das pesquisas do ecólogo Philip Martins Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).



Aos 75 anos, o norte-americano é reconhecido como um defensor da floresta e de seus povos e por não temer os desafios e ameaças que enfrenta para pesquisar os impactos socioambientais dos megaempreendimentos na Amazônia. O cientista recebeu o Prêmio Nobel da Paz por sua participação no Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC), em 2007.






Os outros episódios, cada um de cerca de 20 minutos, retratam as trajetórias da antropóloga e linguista Ana Carla Bruno, do Inpa; do epidemiologista Jesem Orellana, da Fiocruz Amazônia; da historiadora Patrícia Melo, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e do antropólogo João Paulo Barreto, fundador do Centro de Medicina Indígena Bahserikowi.



Todos os episódios da série de documentários serão lançados até o final de janeiro de 2023. Eles foram produzidos com o apoio financeiro do Instituto Serrapilheira, com roteiro e direção da jornalista Kátia Brasil. Além do Youtube, são veiculados também no programa Megafone, da TVT. “Por diversos momentos fiquei emocionada com eles e elas. São pessoas inspiradoras para a ciência brasileira dentro de suas profissões e que devem ser reverenciadas pelas futuras gerações”, diz Kátia, uma das fundadoras da Amazônia Real.



Serviço:
O que: Série “Ciência na Amazônia” - 1º episódio: Philip Martin Fearnside - “O homem da natureza” Onde assistir: Canal da Amazônia Real no YouTube. Saiba mais pelo Instagram @amazoniareal e pelo Site https://amazoniareal.com.br/



Announcement

bottom of page