top of page

24 de set. de 2025

Do ceviche ao milk-shake: Festival Gosto da Amazônia chega em Belém com pratos inéditos de pirarucu


    O projeto é uma iniciativa da marca coletiva homônima, que reúne organizações comunitárias da região para promover conservação ambiental, comércio justo e desenvolvimento socioeconômico sustentável


Imagem: divulgação.
Imagem: divulgação.

Por Assessoria — Belém(Pará), Amazônia.

24/09/2025



Que paraense adora um peixinho, todo mundo sabe. Mas que tal experimentar novos sabores preparados com o pirarucu, o gigante das águas amazônicas? Pela primeira vez em Belém, o Festival Gosto da Amazônia começou no dia 19/09 (sexta-feira) e segue até 5 de outubro, reunindo 24 restaurantes da capital com pratos exclusivos feitos a partir do pirarucu de manejo sustentável.


Com até três metros de comprimento e 200 quilos, o pirarucu impressiona pelo porte e também pela carne clara, sem espinhas e de sabor suave. Além das qualidades gastronômicas, o festival destaca o modelo de manejo sustentável, desenvolvido no Amazonas desde 1999, que hoje ajuda a conservar mais de 11 milhões de hectares de floresta e garante renda a centenas de comunidades indígenas e ribeirinhas da região.


Anúncio

ree


O Festival Gosto da Amazônia é uma iniciativa da marca coletiva homônima, que reúne organizações comunitárias da região para promover conservação ambiental, comércio justo e desenvolvimento socioeconômico sustentável. O manejo sustentável do pirarucu é uma prática de uso racional e gestão participativa dos recursos pesqueiros, que alia conservação ambiental, geração de renda e valorização dos modos de vida tradicionais da Amazônia.


Segundo Ana Alice Britto, coordenadora comercial da Associação dos Produtores Rurais de Carauari (Asproc), o festival cumpre um papel importante de aproximar a floresta das cidades. “É uma vitória sair das margens dos rios amazônicos e chegar aos cardápios de restaurantes renomados, como os de Belém, cidade histórica e de culinária espetacular. Essa parceria entre floresta e cidade mostra que é possível construir uma nova Amazônia, onde a sociobiodiversidade nos alimenta e aponta para um futuro melhor.”



Serviço: Festival Gosto da Amazônia
Data: de 19 de setembro a 05 de outubro Belém - Pará
Lista completa de participantes e pratos: AQUI.
Informações: @gostodaamazonia


#Fotografia

 Compartilhe 

#COLUNAS

Franciorlis ViannZa - Escritor 

Paulo Ferreira - Escritor e Jornalista

Anúncio

Anúncio

bottom of page