top of page
COP30 intensifica combate à desinformação climática nas negociações internacionais
O objetivo de reforçar a construção de um ambiente informativo confiável e baseado em evidências científicas

Por Walace Ferreira — Brasil.
25/06/2025
A desinformação sobre a crise climática ganhou espaço central nas discussões da 62ª sessão dos Órgãos Subsidiários da ONU para Mudança do Clima (SB62), em Bonn, na Alemanha. A Presidência da COP30, liderada pelo Brasil, promoveu o evento “Integridade da Informação sobre as Mudanças Climáticas”, com o objetivo de reforçar a construção de um ambiente informativo confiável e baseado em evidências científicas.
A iniciativa, vinculada à Iniciativa Global pela Integridade da Informação Climática – criada pelo Brasil em parceria com a ONU e a UNESCO durante o G20 –, busca engajar governos, pesquisadores e sociedade civil contra a disseminação de conteúdos manipuladores que enfraquecem as políticas climáticas.
João Brant, secretário de Políticas Digitais da Presidência da República, destacou que a desinformação desvia o foco das soluções urgentes e atrasa respostas essenciais ao problema climático. Segundo ele, até novembro, o trabalho será focado em mapear iniciativas existentes e fomentar novas ações de enfrentamento.
Anúncio

Durante os debates, especialistas alertaram para a atuação estratégica de agentes que usam a desinformação não só para negar a crise climática, mas também para gerar polarização social e afetar processos democráticos, como lembrou Charlotte Scaddan, da ONU. Ana Toni, CEO da COP30, reforçou a necessidade de valorizar os avanços já alcançados, como o Acordo de Paris, para evitar o enfraquecimento da confiança pública nas negociações internacionais.
Frederico Assis, enviado especial para Integridade da Informação da COP30, também chamou atenção para o crescimento de conteúdos que, mais do que negar as mudanças climáticas, tentam questionar as soluções propostas.
A estratégia de enfrentamento da desinformação inclui a criação de coalizões multissetoriais, envolvendo governos, ONGs, academia e plataformas digitais. O objetivo é promover diálogo contínuo, escuta ativa e produção de dados qualificados, garantindo que as políticas climáticas avancem com base em informações corretas e transparentes.
Fonte: COP30
#COP30
Compartilhe
#COLUNAS
Anúncio
Anúncio
bottom of page
.png)
.avif)








