Luciana Medeiros

Clowns músicos mostram “Canções para Pequenos Ouvidos”


#Espetáculo

Imagem: Amanda Areias / Divulgação.


“Canções Para Pequenos Ouvidos” já ultrapassou a marca de 70 apresentações com a realização de diversas temporadas em teatros da cidade de São Paulo e circulação por todo o estado, além de Santa Catarina e Bahia. E agora está sendo apresentado também no Pará. Na semana passada, a trupe de palhaços músicos esteve em Marabá e nesta, chegou na capital paraense, onde entre outras ações, vai realizar master classes em uma escola pública, no bairro da Pedreira, e uma oficina na Escola e Teatro e Dança da UFPA, além da apresentação pública, no Teatro do SESI (@teatrosesipa).



Os temas das canções buscam a construção de uma dramaturgia que conduz o público de crianças e adultos numa viagem musical. Cada canção conta uma história, algumas trazem reflexões filosóficas, outras memórias afetivas comuns da infância, passando por diversos ritmos brasileiros e, claro, muitas brincadeiras e interação com a plateia.





“Canções Para Pequenos Ouvidos” parte de uma premissa fundamental que é a simplicidade da música feita e tocada por palhaços, com arranjos modestos. Os temas das canções buscam a construção de uma dramaturgia que conduz o público de crianças e adultos numa viagem musical. Cada canção conta uma história, algumas trazem reflexões filosóficas, outras memórias afetivas comuns da infância, passando por diversos ritmos brasileiros e, claro, muitas brincadeiras e interação com a plateia.



Em 2018, a convite do Selo Sesc, a Orquestra Modesta também lançou um CD homônimo com a gravação das canções do espetáculo e lançamento do disco em shows na Comedoria do Sesc Pompeia. O álbum contém 9 faixas e está disponível em todas as plataformas digitais, com ótima recepção de público e crítica musical. Em 2019, em continuidade à parceria com o Selo Sesc, foram lançados dois videoclipes em animação, dirigidos pelo ilustrador Cadu Macedo, aumentando a presença da Orquestra Modesta no universo digital.






O projeto Orquestra Modesta' (@orquestra_modesta) é uma idealização de Fernando Escrich, experiente músico palhaço e premiado diretor teatral e musical, e de Elisa Taemi e Milena Marques, produtoras da Nascedouro Gestão Cultural. Apaixonados pelo carnaval e percebendo o crescimento da festa em São Paulo nos últimos anos, em 2015 criaram o projeto buscando contribuir com a tradição carnavalesca ao apresentar esse universo para crianças, fazendo uma grande brincadeira que é uma orquestra formada apenas por palhaços.



CIRCULAÇÃO NO PARÁ: Promovido pela Fundação ArcelorMittal (@fundacaoarcelormittal) o espetáculo “Canções Para Pequenos Ouvidos” integra o programa Diversão em Cena, que tem o compromisso de democratizar o acesso à cultura, levando apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas, em mais de 60 municípios. A iniciativa é viabilizada com o patrocínio da ArcelorMittal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.



Serviço
“Canções para Pequenos Ouvidos”, com a Orquestra Modesta. Neste sábado, 20 de agosto, às 17h, no Teatro do SESI – Almirante Barroso. Entrada Gratuita.

Texto: Luciana Medeiros (@holofote_virtual)
  • Preto Ícone Twitter
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon