top of page

3 de dez. de 2022

Luciana Medeiros

Circular traz ações culturais, históricas e ambientais


#Circular

Imagem: Cláudio Ferreira / Divulgação.


A 43ª edição do Circular Campina Cidade investe na educação patrimonial e ambiental, além de oferecer opções culturais, gastronômicas, turísticas, neste primeiro domingo de dezembro, dia 4, das 8h às 20h, nos bairros da Cidade Velha, Campina e Reduto. No último Circular Campina Cidade Velha neste ano, 26 espaços abrem suas portas num circuito que passa pelos três bairros mais antigos de Belém.



O Espaço Cultural do Banco da Amazônia está de volta à edição e abrirá suas portas para a realização da oficina "Elétricos – Instrumentos Sonoros”, no horário de 09h às 11h, ministrada Rafael Naufel, cuja exposição "Esculturas Sonoras" foi selecionada no Edital de Pautas do Espaço Cultural. Todo material é fornecido pela oficina e as inscrições podem ser feitas de forma gratuita pelo site https://ninhocultural.com.br/esculturassonoras. Além da exposição e da oficina, o Banco da Amazônia também receberá no calçadão, em frente a instituição, na Av. Pres. Vargas, o show do TRIPA – o Trio Paraense, formado pelos músicos Luiz Pardal (violino), Paulinho Assunção (percussão) e Jacinto Kahwage (teclados), a partir das 11h30.






O projeto também volta a investir, neste domingo, 4, na conscientização do destino e monetização do lixo, mas desta vez, além do Ecoponto da Praça do Carmo, na Cidade Velha, haverá um outro Ecoponto instalado no bairro da Campina, próximo ao Banco da Amazônia, na Av. Presidente Vargas, apto a receber materiais reutilizáveis, trocando-os pela Moeda Verde Circular digital, que já pode ser utilizada em vários espaços da circulação (Amazônia Artesanal, Confraria do Fraga, Espaço Valmir Bispo, Prana Tropical, Hortinha do Reduto e Casa do Fauno). Na Praça do Carmo, na Cidade Velha, além do Ecoponto que receberá materiais recicláveis, também haverá show na Praça do Carmo, às 18h, com Alan Carvalho e Ronaldo Silva.



Roteiros para adultos e crianças: Na Cidade Velha, entre outras programações, será realizado o “Circuitinho Circular - Pequenos passos: A Rua é a história”, para crianças de 5 a 10 anos. Iniciativa inédita de educação patrimonial, a ideia é promover a percepção e reflexão das crianças quanto à importância de preservar e valorizar os bens históricos, memória e as manifestações culturais que nos cercam por meio de uma caminhada. A pequena caminhada tem concentração às 9h, na Praça Frei Caetano Brandão, com saída às 9h30, pela rua Siqueira Mendes. Ao longo do trajeto serão feitas paradas com intervenções teatrais, onde os condutores da ação, com coordenação da pedagoga Luci Azevedo, trarão informações históricas de prédios, casarões e igrejas existentes ao longo do percurso, que finaliza no Fórum Landi com atividades lúdicas de desenho e pintura.



A ação contará com intérprete de LIBRAS para atender o público infantil de forma democrática e inclusiva. É necessária a inscrição, com envio do nome das crianças, idade e autorização dos pais para a captação de imagens, para o e-mail: circularcampina01@gmail.com.


Confiram a programação a seguir e para mais informações: @circularcampinacidadevelha.




Texto: Luciana Medeiros (Assessoria de comunicação)
  • Preto Ícone Twitter
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page