Lais Azevedo

Cia Waldete Brito ministra aulas de música e à dança para jovens do Combu


#Projeto

Espetáculo noturno na Ilha - Imagem: Waldete Brito / Divulgação.


Desde 2021, a Cia Experimental de Dança Waldete Brito (@ciaexperimentalwb) tem realizado projetos de arte e cultura do outro lado da cidade, mais especificamente, no Espaço Oryba (@espacooryba) Ilha do Combú. Entre eles está a organização de importantes eventos como o “Encontro Contemporâneo de Dança” e o “Dança em Trânsito”, que levaram companhias nacionais e internacionais a apresentarem-se para a comunidade ribeirinha.



Agora a Companhia celebra a realização do projeto “Semear Arte na Ilha”, que leva iniciação musical, com o professor Walter Filho, e dança, com o professor Luan Silva, para as crianças e adolescentes que residem no Combu. As aulas acontecem nos fins de semana ao longo do mês de setembro, encerrando apenas no dia 15 de outubro, sempre no horário das 8h às 12h, com um resultado cênico que será apresentado ao público no Espaço Oryba - Ilha do Combu.






Vale ressaltar que em 2021, foram ofertadas oficinas de bordado, música, acessórios e artesanato, reunindo crianças e adultos da Ilha. “A presente proposta reafirma a importância de ampliar os diálogos com quem mora do outro lado da cidade de Belém, a comunidade ribeirinha tem pouco e, às vezes, nenhum acesso à arte. Estamos diante de uma ação de arte integrada entre a dança e a música, e tudo atravessado pela narrativa local, no campo relacional entre artistas e ribeirinhos(as). Um saber-local de distintas ‘partilhas sensíveis’, no cuidado de si e da floresta em processo de transformação”, diz Waldete Brito (@waldetebrito).



“Levar a arte para essa comunidade, que em geral, não tem acesso a arte como um bem relevante para o seu desenvolvimento enquanto sujeito no mundo é um dos aspectos que justifica o projeto. Para nós, artistas tão acostumados, em geral, a produzir na cidade, viver este processo de criação e formação é um reencontro com o nosso corpo-floresta, muitas vezes perdido na selva de pedra da grande cidade”, completa a coreógrafa, que coordena os projetos da Cia.



SERVIÇO: Projeto “Semear Arte na Ilha - Iniciação à Dança e à Música”
Quando: Nos finais de semana, até 15/10, das 8h às 12h / Onde: Espaço Oryba – Ilha do Combú
Quanto: Gratuito, com inscrições realizadas no local / Público-alvo: Crianças e adolescentes moradoras da Ilha do Combu.
Acompanhe nas redes: Instagram @ciaexperimentalwb

Texto: Lais Azevedo (Assessoria de Comunicação)
  • Preto Ícone Twitter
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon