top of page

20 de jan. de 2023

Roberta Brandão

Boi-bumbá de Salvaterra e suas comunidades quilombolas são temas de documentário


#Documentário

Imagem: Kleyton Silva / Divulgação.


Será no sábado, dia 21 de janeiro, a partir das 19h, em Salvaterra, na ilha do Marajó, o lançamento do novo documentário do diretor Guto Nunes (@gutunes) chamado de “O Boi-bumbá de Salvaterra e suas Comunidades Quilombolas”. Após o lançamento em Salvaterra, o documentário “O Boi-bumbá de Salvaterra e suas Comunidades Quilombolas” será lançado no canal do Youtube da Gutunes Produções (@gutunesproducoes).



Estão entre os registrados no documentário Mestre Damasceno, natural da comunidade quilombola do Salvá e amo do Búfalo-bumbá Segredo das Meninas; Amo Reginaldo, do Boi-bumbá Sete Estrelas (comunidade quilombola de Mangueiras ); a madrinha do Boi Brinquedo, Páscoa Sarmento (comunidade quilombola do Bairro Alto); Mestre Robledo e o Grupo Paracauari (Salvaterra – Boi-bumbá Garantido); a madrinha do Boi Flor do Campo; dona Eloísa Trindade (Passagem Grande); Alana Modesto e Edinara Modesto, madrinhas do Boi Pimpão; o Grupo Unidos do Marajó (Boi-bumbá Primavera) e ainda os mestres Zampa, Pau Que Ronca e Vavá, que faleceram no decorrer do ano de 2022.






Na visão do diretor e também cinegrafista no documentário, Guto Nunes, a entrega da equipe e a parceria com empreendimentos locais é o que faz possível a realização de audiovisual na Amazônia, em específico numa ilha continental como o Marajó. "A gente tem que superar muitas coisas, né? Primeiramente temos que destacar a equipe. São pessoas que nos acompanham há mais de dez anos. E nos acompanham até hoje porque eles entendem que esse processo que a gente vive é muito além da técnica e muito além das etapas de produção. Em relação a logística, conseguimos subsidiar muitas coisas através da parceria com colaboradores do Marajó”, finaliza Guto.



Serviço: Lançamento dia 21/01/2023, às 19h, no Espaço Cultural Encanto Tayná. Endereço: Oitava Rua, entre PA e Rua Paulo Ribeiro. Bairro: Marabá. Salvaterra-Pará.



  • Preto Ícone Twitter
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page