top of page

21 de dez. de 2023

Estante Cultural

Bienal das Amazônias concorre a melhor exposição de arte brasileira de 2023 pela Revista Bravo


O tema da 1ª Bienal das Amazônias “Bubuia: Águas como Fonte de Imaginações e Desejos” foi inspirado nos escritos do poeta João de Jesus Paes Loureiro.


#Premiação

Imagem: Juana Borges / Divulgação.

A 1ª edição da Bienal das Amazônias, que ocorreu no período de agosto a novembro de 2023 em Belém, Pará, está concorrendo na categoria de melhor exposição de arte brasileira de 2023 pela Revista Bravo. Acesse o link AQUI para votar na Bienal das Amazônias das 10 melhores exposições deste ano.


Dentre as 10 melhores exposições coletivas de 2023 selecionadas pela Revista Bravo, a região amazônica foi a que causou mais surpresa do ano das artes. “A melhor surpresa do ano nas artes foi, sem dúvida, a chegada da primeira edição da Bienal das Amazônias, que priorizou trabalhos de 120 artistas dos nove países que possuem a Amazônia em seu território: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.” editorial da revista Bravo.


Anúncio



O tema da 1ª Bienal das Amazônias “Bubuia: Águas como Fonte de Imaginações e Desejos” foi inspirado nos escritos do poeta João de Jesus Paes Loureiro, que defende o “dibubuísmo” amazônico, uma referência às relações entre as águas e as pessoas que habitam o território da floresta.


A curadoria da exposição foi organizada pelo quarteto criativo: Flavya Mutran, artista e pesquisadora que atua no campo da Arte e Comunicação desde 1989; Keyna Eleison, ex diretora artística do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ); Vânia Leal, especialista em História da Arte, Mestre em Comunicação, Linguagem e Cultura; e Sandra Benites, é pertencente ao povo Guarani Nhandewa. Ela é Doutoranda em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ex-curadora adjunta do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP).



Serviço: Primeira edição da Bienal das Amazônias está concorrendo na categoria de melhor exposição de arte brasileira de 2023 pela Revista Bravo. Acesse o link AQUI e para mais informações @bienalamazonias.

Anúncio

bottom of page