top of page
Artistas Guarani Nhandewa lançam álbum inédito com cantos sagrados
As músicas são cantos sagrados criados a partir da vivência espiritual dos artistas e conectados aos ensinamentos de Nhanderu, o criador do mundo na cosmologia Guarani

Por DePropósito — Brasil.
09/05/2025
Valorizando os cantos de cura, espiritualidade e resistência do povo Guarani Nhandewa, os artistas Valdemir Marcolino (Xamõi Tupã) e Sueli de Oliveira Marcolino (Djatsa'á Nhandewa) lançaram no dia 19 de abril, Dia Internacional dos Povos Indígenas, o álbum Tapé Nhanderu. Disponível nas principais plataformas digitais, o projeto possui quatro faixas autorais — “Floresta Mata Verde”, “Aã Txeru”, “Fogo Sagrado” e “Oporai” — gravadas na Aldeia Araçaí, no Paraná, e gravadas em estúdio pela WeeDoo Music. No canal @Tropico no Youtube, estão disponibilizadas as músicas em vídeo em versão acústica.
As músicas são cantos sagrados criados a partir da vivência espiritual dos artistas e conectados aos ensinamentos de Nhanderu, o criador do mundo na cosmologia Guarani. O nome do álbum, Tapé Nhanderu, significa “o caminho do criador” e remete à conexão espiritual entre os seres humanos, a natureza e os espíritos.
“Nós fomos honrados pelo Pajé, que me acompanhou desde a minha meninice, junto com meus pais e meus irmãos. Tive o aprendizado dos rezos e dos cantos sagrados na casa de rezo quando eu ia com a minha mãe. Hoje estou nesta caminhada, consagrando as medicinas da floresta. O canto da floresta traz paz, amor e alegria, esperança e sabedoria”, destaca Sueli de Oliveira Marcolino.
Anúncio

Este é o primeiro álbum autoral de Valdemir e Sueli. A iniciativa se soma a outras ações recentes de valorização da cultura indígena no Brasil, mas ainda é raro encontrar registros autorais com esse nível de autonomia, qualidade técnica e protagonismo dos próprios artistas indígenas.
Valdemir reforça que a intenção é manter a cultura Guarani Nhandewa viva. “Nós queremos compartilhar os rezos, os cantos de alegria para fortalecer. Não deixar nossa cultura morrer. Porque se nós, os povos originários, não nos apegarmos à nossa cultura, ela vai ser extinta. Porque nós enfrentamos muito preconceito. Todo esse trabalho que estamos fazendo é para fortalecer e descriminalizar nossa cultura, que é a raiz do Brasil”.
Serviço: Para saber mais detalhes do projeto acesse as redes sociais @tropicotv / @valdemir.woraedjakwe e @sueliaxy381
#Originários
#COLUNAS
Anúncio
Anúncio
bottom of page