top of page

8 de dez. de 2025

Artista paraense GC Arte leva o Afrofuturismo Amazônico para o sudeste do país


    O artista está em busca de patrocínios e parceiros que desejem fortalecer a expansão nacional do Afrofuturismo Amazônico

Imagem: divulgação.
Imagem: divulgação.

Por Assessoria — Belém(Pará), Amazônia.

08/12/2025 - 07h00


O artista visual paraense Gabriel Cardoso (GC Arte), criador e principal referência do movimento Afrofuturismo Amazônico, amplia circulação artística pelo país ao levar sua produção independente para o Rio de Janeiro e São Paulo, os maiores centros cultural do país. Nascido na periferia dos Jurunas, em Belém do Pará, cidade que se tornou capital da COP e centro global de discussões ambientais em 2025, GC reforça com suas obras a urgência de imaginar futuros amazônicos mais justos, tecnológicos e protagonizados por seus próprios povos.



Do “Desfronteiras” ao movimento real: A arte que atravessa território e cria rotas - Em Belém, o artista integra a exposição ‘Arte SESC 2025 – Desfronteiras”, no SEC Ver-o-Peso. O simbolismo é inevitável: enquanto participa de uma mostra que evoca a ideia de ultrapassar limites, GC simultaneamente realiza o gesto concreto de desfronteirizar sua própria produção ao levar a exposição Afrofuturismo Amazônico — independente e itinerante — para outros estados do país. 


 Anúncio

ree


Rio de Janeiro é a primeira parada: três obras na Galeria Via Parque - A partir do dia 10 de dezembro, três obras do Afrofuturismo Amazônico estarão em exposição na Galeria Via Parque, localizada no segundo piso do Via Parque Shopping (Av. Ayrton Senna, 3000 – Barra da Tijuca, ao lado da Rio Decor, Rio De Janeiro). 


Próxima parada: São Paulo recebe a exposição a partir de janeiro - Após o ciclo no Rio, GC realiza sua mudança definitiva para São Paulo no dia 16 de dezembro, onde iniciará, em janeiro, uma série de exposições independentes itinerantes dedicadas ao Afrofuturismo Amazônico. 



Serviço:  
O artista também está em busca de patrocínios e parceiros que desejem fortalecer a expansão nacional do Afrofuturismo Amazônico. Acesse o perfil do Instagram @gc_arte ou pelo e-mail gabrielcardoso.arte@gmail.com.



#Arte

 Compartilhe 

#COLUNAS

Franciorlis ViannZa - Escritor 

Paulo Ferreira - Escritor e Jornalista

Anúncio

Anúncio

bottom of page