top of page
Arraial do Pavulagem leva o Cordão do Peixe-Boi de volta às ruas de Belém
O retorno do Cordão do Peixe-Boi reforça o compromisso do Instituto Arraial do Pavulagem com educação ambiental, cidadania, inclusão social e valorização da cultura amazônica

Por Fernando Assunção — Belém(Pará), Amazônia.
28/11/2025 - 07h00
Depois de mais de uma década longe das ruas, o Cordão do Peixe-Boi está de volta! No próximo domingo (30/11), o Arraial do Pavulagem realiza um grande cortejo por Belém, reunindo brincantes, famílias, músicos, crianças e admiradores da cultura popular amazônica para celebrar uma construção coletiva que vem sendo feita ao longo dos últimos meses com oficinas, ensaios e vivências.
Inspirado no peixe-boi, animal símbolo afetivo da Amazônia e guardião dos rios, o brinquedo reforça a relação histórica da cidade com suas águas e o papel da arte como mobilizadora de consciência, afeto e pertencimento. O retorno do Cordão do Peixe-Boi reforça o compromisso do Instituto Arraial do Pavulagem com educação ambiental, cidadania, inclusão social e valorização da cultura amazônica.
Anúncio

“Trazer o Peixe-Boi de volta é uma alegria gigante. Esse cortejo nasce do trabalho de muita gente, das oficinas, das crianças, das famílias que acreditam nesse brinquedo. Nos últimos meses e durante a COP30, plantamos a semente da cultura e da consciência ambiental, algo que será celebrado no dia 30. Queremos convidar todo mundo a viver esse momento com a gente!”, afirma Júnior Soares, músico e cofundador do Arraial do Pavulagem.
Serviço: Cortejo Do Cordão do Peixe-Boi
Dia: Domingo (30/11)
Concentração: a partir das 06h, na Escadinha da Estação das Docas
Evento gratuito
Informações: @arraialdopavulagem
#Pavulagem
Compartilhe
#COLUNAS
Anúncio
Anúncio
bottom of page
.png)
.avif)








