top of page
Arraial do Pavulagem e Festival de Parintins são reconhecidos como manifestações da cultura nacional
Duas celebrações populares do Norte do país foram reconhecidas, nesta última quarta-feira (04), como manifestações da cultura nacional
#Reconhecimento
Duas celebrações populares do Norte do país, o Festival Folclórico de Parintins, os bois Garantido e Caprichoso e o Arraial do Pavulagem, foram reconhecidas nesta última quarta-feira (04), como manifestações da cultura nacional. Em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou as leis nº 2610/2023 e nº 4284/2019, que oficializam as decisões. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou da solenidade.
“É sempre importante a gente fazer atos como esse, aprovar leis como essas, que valorizam a cultura brasileira. Porque nós sabemos que o país pode ter gente que não gosta de cultura, pode ter gente para quem cultura é ofensa, promiscuidade, que cultura não é educação, que cultura não ajuda. Hoje é um patrimônio cultural brasileiro, mas a gente pode fazer com que seja reconhecido pela Unesco, a gente pode fazer com que ganhe uma dimensão internacional”, afirmou o presidente Lula.
Anúncio
“É muito importante esse reconhecimento, porque se trata de fazer uma injeção no povo brasileiro, por meio dos seus ativos mais naturais, principalmente na alma do povo, que é a nossa cultura tão diversa. Parabéns aos dois estados e aos dois povos. Que maravilha, que honra ser brasileiro nesse momento”, comentou a ministra Margareth Menezes.
O @ArraialdoPavulagem é um cortejo popular realizado em Belém desde 1987. A manifestação cultural que percorre o centro comercial da capital paraense durante os meses de junho e julho, que corresponde ao período das festas juninas, utiliza elementos.
O Festival de @ParintinsOficial, no Amazonas, tem mais de 50 anos de história e está ligado à tradição do Boi-Bumbá. A disputa dos bois Caprichoso, representado pela cor azul, e Garantido, pelo vermelho, é realizada anualmente numa arena, o Bumbódromo, no final do mês de junho.
Leia a matéria completa AQUI.
Fonte: Ministério da Cultura (@minc)
Anúncio
Anúncio
#COLUNAS
bottom of page