top of page

24 de jun. de 2025

Animação “Umassuma” transforma comoção urbana em poesia sobre memória, infância e meio ambiente


    Sessão de estreia de Umassuma, na Casa da Linguagem - Av. Nazaré, 31. Nesta quarta-feira (25/06), às 18h30. Entrada gratuita e bate-papo com os realizadores

Imagem: divulgação.
Imagem: divulgação.

Por Holofote Virtual — Belém(Pará), Amazônia.

24/06/2025



Em 2023, a queda de parte de uma samaumeira em pleno Centro Arquitetônico de Nazaré comoveu Belém. Além de um acidente urbano, o episódio ganhou o peso simbólico de uma perda coletiva. O risco de novo desabamento da árvore levou a decisão de corta-la pela raiz. Durante dias, moradores recolheram fragmentos da árvore como relíquias, escreveram crônicas, fizeram orações. Era como se um guardião silencioso tivesse tombado.


Inspirado por esse acontecimento, nasceu o curta-metragem Umassuma, dirigido por Andrei Miralha e Guaracy Britto Jr. A animação nos propõe mergulhar em memórias — reais, sonhadas. Acompanhamos um personagem que, desde menino, desenha árvores. Ele as nomeia, conversa com elas, as guarda no papel. Entre todas, destaca-se a samaumeira. Quando ela desaparece, ele é lançado num fluxo de lembranças que transita entre a infância, a perda e a imaginação.


Anúncio



Segundo Andrei Miralha, a proposta foi guiar a narrativa pela delicadeza. “Desde o início, queríamos que o filme fosse conduzido pela sensibilidade, pela memória que não precisa ser factual para ser verdadeira. É uma árvore que existe dentro da gente.”


O curta nasceu de um conto escrito por Guaracy sobre um menino que encontra uma árvore mágica. “Eu sempre admirei o trabalho do Andrei. A leveza, a doçura e a profundidade com que ele trata seus temas. A gente compartilha essa criança interior, esse olhar para a cidade e para o simbólico”, afirma Guaracy.



Serviço: Sessão de estreia de Umassuma. Na Casa da Linguagem - Av. Nazaré, 31. Na quarta-feira (25/06) às 18h30. Entrada gratuita e bate-papo com os realizadores.

Informações em @andreimiralha / @brittojr.guaracy / @umassuma_curta 



#CurtaMetragem

#COLUNAS

Franciorlis ViannZa - Escritor 

Paulo Ferreira - Escritor e Jornalista

Anúncio

Anúncio

bottom of page