top of page

3 de dez. de 2024

  • Preto Ícone Twitter
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Tainá Barral

Ancestralidade amazônica ganha vida em São Paulo com Isa Muriá


    A pintura homenageia as histórias e cosmovisões da Mãe d'Água da Amazônia, unindo memória, arte e ativismo ambiental


#Pintura

Imagem: divulgação.
A artista visual paraense Isa Muriá transforma um prédio de São Paulo em uma ode à ancestralidade amazônica com a obra "Águas de Encantaria", selecionada pelo Museu de Arte de Rua (MAR), projeto da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (@smculturasp). A pintura em empena – arte realizada em grandes paredes externas de prédios – homenageia as histórias e cosmovisões da Mãe d'Água da Amazônia, unindo memória, arte e ativismo ambiental.


O projeto não se limita às artes visuais: a narrativa também resultou em um mini documentário, que será lançado nesta terça-feira dia (03/12) no canal da artista no YouTube, mostrando os bastidores e as inspirações por trás da obra


Anúncio



Inspirada pelas histórias transmitidas oralmente em comunidades da Amazônia Paraense, Isa Muriá explora as narrativas míticas de mulheres-peixe e encantados que permeiam as memórias populares para além do folclore. A obra é um mergulho nas histórias do território originário tupinambá, hoje é a região da Reserva Extrativista Mãe Grande de Curuçá (PA), onde a relação entre natureza, espiritualidade e pertencimento permanece viva.



Serviço:  : Águas de Encantaria – Empena no Museu de Arte de Rua (MAR) Local: Bairro M’Boi Mirim, São Paulo (SP) Lançamento do documentário: 03/12 em seu canal no YouTube. Acompanhe a artista no Instagram @isa.muria .


Fonte: @nacuiaprodutora

Anúncio

#COLUNAS

Franciorlis ViannZa - Escritor 

Paulo Ferreira - Escritor e Jornalista

Anúncio

bottom of page