Assessoria de comunicação

Amazônia é a protagonista de romance de Alfredo Guimarães Garcia, que ganha duas sessões de autógrafos na Feira do Livro 2022


#Literatura

Imagem: divulgação.


"A história da Amazônia dos primórdios aos anos Bolsonaro”. É assim que o escritor Alfredo Guimarães Garcia, também jornalista, com quase quarenta anos de estrada no mundo dos livros e das letras, apresenta seu mais novo romance (o terceiro), “Fragmentário” (Telucazu, 2022). Lançado em concorrida sessão de autógrafos no bar e livraria “A Patuscada”, em São Paulo, berço da editora capitaneada por André Kondo, no mês de julho, o livro ganha duas sessões de autógrafos na 25ª. Feira Pan-amazônica do Livro (veja informações abaixo).



E por que “Fragmentário”? O autor elucida: “como a vida da gente, a história da Amazônia é entrecortada por diversas outras histórias. Temos a sua mitologia muito particular da região, os equívocos históricos dos chamados ‘Grande Projetos’ que trouxeram mais malefícios que benesses para todos nós, enfim, a Amazônia não tem uma história linear, como querem nos fazer crer os mofados livros de história escritos sobre a nossa região”.




Somando sua inventividade, já expressada em mais de sessenta títulos publicados, Garcia construiu seu romance com vasta pesquisa sobre o tema e buscando também a poeticidade da linguagem. “O romance é dedicado ao falecido escritor Vicente Franz Cecim, um tributo a um dos maiores escritores amazônidas que conheci; em algum sentido, em diversos capítulos, usei estratégias narrativas similares às dele, assim como pus no papel textos jornalísticos, poemas, roteiros para TV etc.”.






Além da edição cuidadosa da Telucazu, o livro traz outra artista da Amazônia no projeto: a multipremiada, Elieni Tenório, cuja tela (“A sombra do meu eu”) é a capa do “Fragmentário”, conforme explica o escritor: “Foi bater os olhos na tela e definir que ela seria a cara do livro! Já desenvolvo há muito tempo parceria frutífera com a Elieni Tenório em capas e ilustrações dos meus livros; acho que esse diálogo texto e imagem é muito bom para ambas as partes”, finaliza o escritor.


O livro terá duas sessões de autógrafos neste fim de semana: nesta sexta-feira, a partir das 19 horas, no estande das Escritoras e Escritores Paraenses, e no sábado no Ponto do Autor, a partir das 11 horas da manhã, dentro da programação oficial da 25ª. Feira Pan-amazônica do Livro.


CONTATOS PARA ENTREVISTAS:
091) 98874-8444 – Alfredo Guimarães Garcia.

Serviço:
Amazônia é a protagonista de romance de Alfredo Guimarães Garcia,
que ganha duas sessões de autógrafos na Feira do Livro 2022
Dia: nesta sexta-feira, a partir das 19 horas, no estande das Escritoras e Escritores Paraenses, e no sábado no Ponto do Autor, a partir das 11 horas da manhã.
Local: Feira Pan-amazônica do Livro e das Multivozes.

  • Preto Ícone Twitter
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon