top of page
Alunos de escola pública estreiam no cinema com documentário sobre o Festival do Açaí
Crianças e adolescentes ribeirinhas de Jutuba, Viçosa, João Pilatos, Cotijuba, Arapiranga, Mosqueiro e Caratateua vão roteirizar, filmar e editar um documentário sobre uma das manifestações mais tradicionais da região
#Documentário
Dezenas de jovens ribeirinhos de comunidades das ilhas de Belém se preparam para seu primeiro filme. Crianças e adolescentes ribeirinhas de Jutuba, Viçosa, João Pilatos, Cotijuba, Arapiranga, Mosqueiro e Caratateua vão roteirizar, filmar e editar um documentário sobre uma das manifestações mais tradicionais da região: o Festival do Açaí (que ocorreu no último dia 15/09) que celebra a safra do fruto ícone da Amazônia na ilha de Viçosa.
Entusiasmada pela oportunidade de fazer parte do projeto, a aluna Vanessa Seabra, de 17 anos, moradora da ilha do Jutuba, contou que sempre sonhou em ser artista e participar de alguma novela ou filme. “Está sendo uma honra participar desse trabalho. Debater sobre filmes que retratam temas que fazem parte da minha realidade é um sonho”.
Anúncio
O projeto foi idealizado 2015 pela professora Renata Aguiar, que durante as aulas de Arte, percebeu a carência de acesso ao audiovisual além da falta de salas de cinema na região insular de Belém.
“O Cinepesca é um projeto que promove reflexões horizontais de ideias a partir dos afetos que a linguagem audiovisual provoca: olho no olho, os alunos e suas vivências protagonizam a experiência, e as oficinas os instrumentalizam. O objetivo é difundir e democratizar a produção audiovisual de base comunitária, aumentando o repertório cultural e crítico desses jovens, e isso também constrói cidadania e fortalece as narrativas próprias das comunidades”, diz Renata Aguiar.
Mais informações em @cinepesca / @renata.artista / @rosangelaamador
Anúncio
#COLUNAS
Anúncio
bottom of page