top of page

17 de jan. de 2023

Railídia Carvalho

Acervo Maracá lança websérie sobre tradições afro-brasileira e indígena


#Webserie

Imagem: divulgação.


Nesta terça-feira, dia 17 de janeiro, a diretora, musicista e pesquisadora Renata Amaral dá o pontapé inicial ao projeto Acervo Maracá – 10 Pedras, contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2019-2020, com a disponibilização do primeiro de 10 vídeos da série virtual 10 Pedras, sobre cultura popular. O curta-metragem Tenda São José, dirigido por Luiza Fernandes, se desenrola a partir do olhar de Mãe Gildete, Mestra Luizinha e Manoel Batazeiro, guardiões dos ritos do Terecô, religião afro-brasileira centenária com origem no interior do Maranhão.



Toda terça-feira, o público tem acesso a um episódio inédito, dirigido por diferentes profissionais no Canal do YouTube Acervo Maracá, e a publicações associadas à temática, como álbuns e filmes pertencentes ao Acervo. O próximo audiovisual da série, disponível no dia 24, é dirigido pelo artista e pensador guarani Carlos Papá, sobre Avá Djejokó, uma das principais lideranças Guarani de sua geração, morto em 2011.






Em seguida, encerrando o mês de janeiro, no dia 31, o vídeo intitulado Legba – senhor dos caminhos, relacionado ao orixá Exu – mostra uma cerimônia Vodun, da Coletividade Kpengla, em Abomey, região do antigo reino do Dahomé, no Benin, África Ocidental. A direção é do músico Kiko Dinucci, fundador das bandas Metá Metá e Passo Torto, e da produtora Beatriz Dantas.


“As entrevistas e depoimentos apresentados nos vídeos, mostram a força criativa e o fazer artístico presente nas comunidades. São melodias, movimentos e ritmos matrizes da nossa cultura urbana, muitas vezes criados em meio a um contexto de conflito e exclusão social”, explica Renata, idealizadora do projeto.



SERVIÇO: Acervo Maracá – 10 Pedras / De Renata Amaral

Episódio 1: Tenda São José (MA)
Dirigido por Luiza Fernandes
Dia 17 de janeiro

Episódio 2: Avá Djejokó, O Guardião dos Nomes (SP)
Dia 24 de janeiro

Episódio 3: Legba (Benin – África Ocidental)
Dia 31 de janeiro
Em https://www.youtube.com/@AcervoMaraca / Instagram @acervo_maraca




  • Preto Ícone Twitter
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page